Rosangela Gomes vai debater caso de racismo denunciado por estudante universitária

Estudante de 20 anos do curso de jornalismo foi humilhada por professor diante de toda a turma durante uma apresentação

Publicado em 8/7/2017 - 00:00

Estudante de 20 anos do curso de jornalismo foi humilhada por professor diante de toda a turma durante a apresentação de um texto na bancada da aula de “Comunicação e expressão oral – Técnicas de dicção”

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados aprovou um pedido de audiência pública solicitado pela deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), na quarta-feira (5), para debater o caso da estudante de jornalismo que denunciou um caso de racismo que sofreu dentro da sala de aula na Unit (Universidade Tiradentes), de Aracaju (SE).

O caso veio à tona depois de matéria publicada pelo R7 no mês passado. A jovem de 20 anos estava apresentando um texto na bancada de aula de Comunicação e Expressão Oral — Técnicas de Dicção, quando o professor disse na frente de toda a sala que o tipo de penteado dela não servia para ser âncora de telejornal.

A jovem, que é negra e usa cabelo étnico afro, contou à reportagem que quando estava passando o texto na bancada ele disse que, por conta dos padrões, o cabelo dela chamaria mais atenção que a notícia.

Em seu requerimento, a deputada justificou a importância do debate dizendo que “vemos a repetição do odioso crime de preconceito de raça e de cor em nosso país” e que “a discussão desse episódio específico proporcionará a discussão de medidas capazes de prevenir e combater o racismo nas escolas”.

Ontem, os requerimentos foram ratificados, por unanimidade, pelas comissões de Educação e de Defesa dos Direitos da Mulher. Rosangela Gomes considera que a estudante foi vítima de racismo e injúria racial. Em plenário, a deputada disse que também já passou por situações semelhantes à da jovem. “Eu sei o que é ser preta, de cabelo étnico e também já sofri vários atos de racismo e discriminação. Isso não é um fator preponderante para desmerecer nenhum negro. No meu caso, eu encontrei na educação um caminho. E essa jovem segue também esse caminho, pois ela paga a faculdade com dificuldade, com o salário que recebe como estagiária”, comentou a republicna.

Texto: Giorgia Cavicchioli e Juca Guimarães do R7
Edição: Alessandra Galvão / Ascom – deputada federal Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend