Roraima pode ganhar nova política de valorização da mulher

Roraima pode ganhar nova política de valorização da mulher

Projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Renan Filho (PRB-RR) propõe ações nas escolas para prevenir a violência de gênero

Boa Vista (RR) – Estimular os jovens desde cedo a valorizar o papel da mulher na sociedade é a proposta do projeto de lei, de autoria do deputado estadual Renan Filho (PRB-RR), que cria um programa permanente para ser desenvolvido nas escolas estaduais sobre esta temática.

A ideia é trabalhar com crianças e adolescentes o respeito ao gênero feminino, principalmente na semana de celebração ao Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Mulher, em novembro. O projeto está em tramitação nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa e caso obtenha parecer favorável, segue para votação em plenário.

Renan Filho defende a necessidade de sensibilizar os estudantes em prol de um futuro com menos violência. “Às vezes as crianças veem o pai bater na mãe em casa, veem o pai discutir com a irmã, e ela tendo uma palestra, ou um professor que eduque e mostre que aquilo está errado, ela vai crescer com outra diferença de pensamento”, disse o republicano.

Conforme o projeto, para que esta campanha seja efetivada nas unidades de ensino, a escola terá que envolver a comunidade pedagógica, entre alunos, professores, servidores, além dos pais e voluntários, em atividades educativas sobre os direitos das mulheres.

Outro ponto do projeto é fazer com que as instituições acrescentem nas normas escolares, ações de combate à violência e ao desrespeito contra o público feminino em decorrência de gênero e a realizar momentos reflexivos entre os jovens, como palestras ao longo do ano.

Para Jane Medeiros, a psicóloga do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), da Assembleia Legislativa de Roraima, projetos como esse reforçam o combate à violência contra a mulher e ajudam crianças e adolescentes a identificarem os tipos de violações dentro de casa.

“Sabemos que as crianças aprendem através do modelo dos pais. Quando a gente leva esse tema para dentro das escolas é importante porque as crianças vão começar a distinguir o que é violência e saberão como procurar ajuda”, explicou a psicóloga.

Texto: Yasmin Guedes / Ascom – ALE/RR
Foto: Alex Paiva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.