Rodrigo Delmasso debate atendimento às pessoas com epilepsia na saúde do DF

Rodrigo Delmasso debate atendimento às pessoas com epilepsia na saúde do DF

Parlamentar republicano defendeu a necessidade da construção de um centro de referência para tender os cerca de 70 mil pacientes diagnosticados com epilepsia no DF

Publicado em 26/4/2018 - 00:00

Rodrigo Delmasso debate atendimento às pessoas com epilepsia na saúde do DF
Parlamentar republicano defendeu a necessidade da construção de um centro de referência para tender os cerca de 70 mil pacientes diagnosticados com epilepsia no DF

Brasília (DF) – A Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia da Câmara Legislativa do Distrito Federal, presidida pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB-DF), debateu, na terça-feira (24), o atendimento às pessoas com epilepsia na rede pública de saúde da capital.

Constatados que os principais problemas do atendimento aos pacientes com epilepsia são a falta de estrutura, equipamentos adequados e capacitação dos profissionais e Equipes do Saúde da Família, para prestar os serviços com qualidade, Delmasso defendeu a necessidade da construção de um centro de referência para tender os cerca de 70 mil pacientes diagnosticados com a doença no DF.

“Vou lutar pela construção de um centro de referência no formato do que existe em Ribeirão Preto (SP), para realizar todo o acompanhamento e atendimento dos pacientes com epilepsia no DF”, afirmou o parlamentar republicano.

De acordo com o neurologista Wagner Teixeira, coordenador do programa de cirurgia de epilepsia do Instituto Hospital de Base do DF, a rede pública não tem profissionais especializados suficientes para acompanhar os casos e por isso recorre aos outros estados. “Precisamos criar uma unidade para cirurgias de epilepsia com um grupo de pessoas que vão avaliar esses pacientes. Não adianta preparar a pessoa com epilepsia e não ter como operá-la”, defendeu.

Doutor Wagner sugeriu a manutenção de um especialista disponível para apoiar pequenos grupos de médicos do atendimento familiar. “A ideia já foi testada em Curitiba e teve êxito. O neurologista fica conectado com os profissionais do primeiro contato e auxilia no atendimento”, disse o médico.

Delmasso cobrou ações dos representantes políticos para que todos os pacientes consigam atendimento de qualidade e encaminhou sugestão à Secretaria de Fazenda para que seja feito estudo de viabilidade para a implantação do Centro de Referência à Pessoa com Epilepsia no DF.

A subsecretária de Atenção à Saúde, Martha Vieira, afirmou que o órgão tem buscado alternativas para atender o elevado número de pacientes. “Temos investido na capacitação dos médicos da família para que sejam a porta de entrada destes pacientes para o sistema de saúde público”, explicou. Segundo ela, a realização de concurso com vagas para neurologistas está prevista para o segundo semestre deste ano, devido à grande necessidade de especialistas em epilepsia.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Rodrigo Delmasso
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend