Roberto Alves fala sobre a decisão do STF em descriminalizar o aborto

Roberto Alves fala sobre a decisão do STF em descriminalizar o aborto

Segundo o entendimento do parlamentar, a decisão tomada pelo STF contraria o princípio da independência dos poderes

Brasília (DF) – Nesta quarta-feira (30), o deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) ocupou a tribuna do plenário para registrar que é contra a interpretação demostrada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A corte máxima alegou não ser crime a interrupção voluntária da gravidez até o terceiro mês da gestação.

Na ocasião os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Edson Fachin entenderam que a criminalização do aborto até o terceiro mês da gestação não é crime porque viola os direitos fundamentais da mulher, bem como o princípio da proporcionalidade.

“Não sou jurista, nem profissional da saúde, mas como cidadão e parlamentar que jurou nesta tribuna manter, defender e cumprir a Constituição, observando as leis e promovendo o bem geral do povo brasileiro, acredito que nosso maior papel é defender a vida. Nada dá o direito a alguém de eliminar uma nova vida gerada”, argumentou Roberto Alves.

Segundo o entendimento do parlamentar, a decisão tomada pelo STF contraria o princípio da independência dos poderes. “Cabe a esta Casa legislar. Esta decisão pode criar precedentes jurídicos diretos, podendo ser utilizadas por juízes de outras instâncias para a fundamentação de suas decisões, o que coloca diretamente em risco o direito à defesa da vida”, completou.

O deputado disse ainda que vai apoiar a criação da comissão especial para tratar do assunto visto que a decisão do STF passou por cima de uma prerrogativa exclusiva do Congresso Nacional. “Almejo fazer parte dos estudos desta comissão e vamos cumprir nosso papel, legislando e cumprindo a Constituição”, acrescentou e finalizou o discurso dizendo “que como cidadão no exercício de mandato parlamentar não abrirei mão da defesa ao direito mais importante de todos: o direito à vida”.

Texto: Ana Lídia Monteiro / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.