Revogação dos juros abusivos no atraso do IPVA

Revogação dos juros abusivos no atraso do IPVA

Para o republicano, muitos proprietários, por enfrentarem dificuldades financeiras, se veem obrigados a postergar o pagamento do IPVA, e acabam por entrar numa verdadeira “bola de neve”

São Paulo (SP) – A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o PL 610/15, de autoria do deputado Milton Vieira (PRB-SP), que altera um dispositivo na Lei 13.296/08, que trata da cobrança do IPVA em atraso, norma esta que penaliza em muito os cidadãos, que por questões de dificuldades financeiras, não conseguem acompanhar o prazo de pagamento do referido tributo.

Todos os proprietários de veículo têm de pagar no início do ano o IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores), o que corresponde a 4% do valor de tabela FIPE de cada veículo.

Porém, se neste período o cidadão tiver que postergar o pagamento do IPVA, ele acabará por entrar numa verdadeira “bola de neve”. E isto é corriqueiro, pois as pessoas costumam enfrentar dificuldades financeiras nessa época do ano, pois alguns ficam desempregados, outros se apertam por conta dos gastos de dezembro, e tantos outros impostos para pagar.

A lei questionada foi aprovada em 2008 pelos deputados estaduais à época, e impõe multa e juros abusivos nunca praticados em qualquer sistema financeiro.

No caso do atraso do pagamento do IPVA, o contribuinte poderá ser penalizado com multa de até 20%, mais 1% ao mês. E caso a dívida passe para o ano seguinte, 100% de multa sobre todo o valor do tributo é adicionado a este saldo devedor, sem contar a inclusão do nome do contribuinte na Dívida Ativa. E para completar, o cidadão ainda verá chegar às suas correspondências do IPVA do ano seguinte para pagar.

“Diga-se de passagem, o IPVA de São Paulo é mais caro do que a maioria dos estados. Aqui, a porcentagem é de 4% sobre o valor dos veículos, sendo que nos demais, a alíquota é de 2%,” justificou o deputado Milton Vieira.

Sendo assim, o projeto aprovado visa revogar a incidência dessa cobrança abusiva que aflige em muito a todos os proprietários de veículos automotores em nosso estado.

Texto: Ascom / Deputado Milton Vieira
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.