Resíduos sólidos: projeto define a destinação correta em grandes eventos

Projeto define a destinação correta de resíduos sólidos em grandes eventos

Proposta do deputado federal Vavá Martins (PRB-PA) obriga organizadores de grandes eventos a elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Brasília (DF) – Eventos esportivos, culturais e de negócios terão que elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para ter a liberação de licença para sua realização pelo país. É o que defende o Projeto de Lei nº 3153/2019, de autoria do deputado federal Vavá Martins (PRB-PA), em tramitação nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

A proposta altera a Lei º 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e determina que os resíduos sejam armazenados de forma correta e tenham a destinação adequada. Para isso, as empresas podem contratar cooperativas para reciclar o material e tratar os resíduos sólidos recolhidos no evento.

Na edição desta semana, do quadro PRB em Pauta, produzido pela Agência PRB Nacional, o republicano explicou que o objetivo do projeto é reduzir o volume de resíduos produzidos durante grandes eventos, favorecendo a cadeia da reciclagem e diminuindo as despesas do serviço público de limpeza.

“Hoje a pessoa vai para o evento e descarta os resíduos sem responsabilidade nenhuma. O evento acaba e a prefeitura recolhe mas, não tendo um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, aquilo é levado ao aterro sanitário, que na verdade é um lixão, e ali é enterrado gerando um grande impacto ambiental. Nossa proposta defende um tratamento de forma circular ao invés de linear. Exemplo: Esta garrafa pet (matéria prima) foi extraída, produzida, consumida e hoje ela é descartada de maneira incorreta. A maneira hoje é linear: extrai, produz, consome e descarta. O correto seria extrair menos, produzir, consumir e reciclar. Então nosso objetivo visa reciclar, diminuir a extração, o impacto ambiental e gerar emprego para muita gente”, defendeu Vavá Martins.

De acordo com o deputado do PRB, o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo. Ele defende a importância das empresas se conscientizarem sobre o assunto e cita como exemplo a ser seguido o festival de música Lollapalooza, realizado em São Paulo, onde os organizadores entregam toneladas de lixo para a reciclagem. Outro exemplo é o Rock in Rio, que desde 2008 adota um plano de gestão de resíduos sólidos, que prevê a reutilização de materiais, redução na quantidade de resíduos encaminhados para aterros, produção de composto orgânico para uso em projetos de reflorestamento e o aumento da taxa de reciclagem. As ações especiais do festival já enviaram mais de 1.500 toneladas de resíduos para reciclagem ou valorização, o equivalente a cerca de 70% dos resíduos produzidos.

Para Vavá Martins, esses exemplos mostram a importância de se exigir dos organizadores desses eventos, tendo em vista o volume de resíduos gerados, a elaboração de um planejamento favorável à redução da geração de resíduos, reduzindo a pressão sobre os serviços de limpeza públicos e contribuindo para a diminuição dos impactos sobre a saúde e o meio ambiente. “Hoje sustentabilidade é a palavra da moda, do momento, todo mundo fala disso, mas para ser sustentável é preciso obedecer três critérios: social, econômico e ambiental. Todos nós podemos ser altamente sustentáveis”, destacou o republicano.

Ainda de acordo com o parlamentar, os materiais recicláveis dos grandes eventos podem ser aproveitados ao máximo, permitindo a reinserção como matéria prima de novos produtos. Assim, são preservados os recursos naturais não renováveis, geração de frentes de trabalho e renda, por meio do sistema de cooperativismo, onde todos os catadores são remunerados, além de conscientização, educação ambiental e aprimoramento da limpeza urbana. “No Brasil, enterramos dinheiro ao destinarmos aos lixões os resíduos que poderiam ser reciclados, além de causar grandes prejuízos ao meio ambiente e a saúde da população. Isso precisa acabar”, concluiu Vavá Martins.

Assista o PRB em Pauta com Vavá Martins

Texto: Edjalma Borges / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Fotos: Banco de imagens Freepik e Daniel Santos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.