Republicanos propõem que Fundeb sirva de instrumento de combate à desigualdade

Republicanos propõem que Fundeb sirva de instrumento de combate à desigualdade

Titulares na comissão especial que trata sobre o tema, os deputados Maria Rosas e Luizão Goulart defendem que o Fundo se torne um instrumento permanente em favor da educação

Brasília (DF) – Considerada a principal fonte de recursos para o financiamento da rede pública de ensino, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é tema prioritário do Republicanos no Congresso Nacional, que discute medidas para manter e aperfeiçoar este mecanismo que serve para que todas as escolas públicas do país tenham um mínimo de investimento por estudante.

Na Câmara dos Deputados, relatório à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/2015) que reformula o Fundeb prevê aumento federal dos atuais 10% para 20% no prazo de seis anos.

Titular da comissão especial destinada a proferir parecer à PEC, a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), que é professora, defende que o fundo se torne um instrumento permanente em favor da educação.

“Hoje, o Fundeb corresponde a 63% dos recursos para o financiamento da educação básica pública brasileira e que vence este ano, em 2020. Queremos que o Fundeb sirva de instrumento de combate à desigualdade, considerando as outras receitas vinculadas à educação. Este é o momento de investir no ensino para preparar com qualidade a futura população. A educação precisa ser prioridade nacional”, afirmou a republicana.

O deputado federal Luizão Goulart (Republicanos-PR), membro titular do colegiado, também defende que o fundo seja permanente e aprimorado para fortalecer a educação no país.  “O Fundeb é o maior mecanismo de financiamento da educação em nosso país, assegurando mais de 40 milhões de matrículas da educação básica na rede pública de ensino. Por isso, defendo a manutenção deste importante fundo, de forma permanente, com um modelo mais redistributivo, com ampliação dos recursos para garantir o acesso ao ensino, à universalidade do atendimento com equidade e principalmente qualidade”, pontuou Goulart, que também é professor.

Fonte de recursos do Fundeb

Criado para ajudar a financiar a educação pública no país, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é composto por 27 fundos estaduais que distribuem parte dos recursos vinculados à Educação entre as redes de ensino (estadual e municipais), de acordo com o número de matrículas em cada uma delas.

Dados do movimento Todos pela Educação (TPE) revelam que, em pelo menos em 4.810 municípios brasileiros, o Fundeb corresponde a 50% de tudo o que se gasta por aluno a cada ano. Em 1.102 desses municípios, a participação do fundo chega a 80% do total. O financiamento também paga 60% do pagamento de magistrados, garantindo o piso salarial.

Desigualdade na distribuição de recursos

A desigualdade na distribuição de recursos para a educação básica entre estados, municípios e o Distrito Federal é gritante. Mesmo com o Fundeb operando, a desigualdade interestadual do maior e menor Valor Aluno Ano (VAA) varia de 500% em Minas Gerais a cerca de 20% no Amapá, por exemplo.  Os números são de um estudo feito pela consultoria de orçamento da Câmara dos Deputados e descreve o desequilíbrio na distribuição de dinheiro que é destinado para a educação básica brasileira.

A PEC que torna o fundo permanente recebeu o apoio dos 27 governadores estaduais reunidos em Brasília, oportunidade em que encaminharam carta à Câmara dos Deputados pedindo a aprovação imediata da proposta.

A votação do relatório da PEC na comissão especial está marcada para o dia 4 de março. Depois disso, a proposta será votada no Plenário da Câmara, em dois turnos. Caso tenha o mínimo de 308 votos, será encaminhada para análise e votação no Senado.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Foto 2: Douglas Gomes 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.