Republicanos defendem pauta municipalista e Novo Pacto Federativo

Republicanos defendem pauta municipalista e Novo Pacto Federativo

Câmara realizou solenidade em homenagem aos 55 anos de Fundação da União dos Vereadores do Brasil por iniciativa dos republicanos Marcos Pereira, Aline Gurgel e Maria Rosas 

Brasília (DF) – Por iniciativa dos deputados federais Marcos Pereira (Republicanos-SP), Aline Gurgel (Republicanos-AP) e Maria Rosas (Republicanos-SP), a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem aos 55 anos de Fundação da União dos Vereadores do Brasil (UVB), nesta segunda-feira (4). Durante a cerimônia, os parlamentares apoiaram a pauta municipalista e destacaram o papel imprescindível das câmaras municipais na articulação com os demais entes federativos e na valorização dos mais de 57 mil vereadores de todo o Brasil.

Republicanos defendem pauta municipalista e Novo Pacto Federativo Aline Gurgel foi eleita vereadora pelo município de Macapá, em 2013, e foi idealizadora da União dos Vereadores do Amapá. “Sou deputada federal, mas continuo municipalista. Sou municipalista por visão de sociedade, por convicção ideológica e por racionalidade administrativa. Sentimos a necessidade de criar uma organização no nosso município para dar apoio ao trabalho de cerca de 163 vereadores do estado. Criamos a União dos Vereadores do Estado do Amapá (UVAP), vinculada à UVB, que hoje completa 55 anos”, afirmou a republicana.

Gurgel sempre defendeu a pauta municipalista. “O nosso estado irá bem se o município estiver bem, razão pela qual o estado e o país precisam se unir para avançar. É preciso descentralizar as decisões e destinar mais recursos para os municípios. Acredito que o desenvolvimento do nosso país será rapidamente alcançado se estabelecermos de maneira inteligente a autonomia municipal”, defendeu.

A deputada Maria Rosas ressaltou a importância de buscar, no seio da sociedade, as soluções para os problemas coletivos. “Meu pai, o senhor Evilasio Mendes, foi eleito quatro vezes vereador no município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Ele é a minha maior referência política e serviu por 16 anos sem receber nenhuma remuneração. Como legado deixou, entre outras coisas, o plantão de farmácias, projeto que garante o atendimento 24h. Essa proposta foi aprovada, rompeu os limites do município e hoje está em todo o Brasil”, destacou.

Rosas lembra que, por estarem próximos da população, os vereadores podem melhorar a vida das pessoas com atitudes simples que fazem a diferença. “O trabalho legislativo começa nos municípios e nas câmaras municipais. Faço uma homenagem especial ao presidente da UVB, Gilson Conzatti, e reafirmo o meu compromisso com todos os homens e mulheres que são representados pela UVB. Declaro-me, mais uma vez, favorável à pauta municipalista e defendo a proposta do novo Pacto Federativo, que possibilitará uma divisão mais justa dos recursos entre União, estados e municípios”, acrescentou.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, agradeceu a homenagem e pediu união ao Poder Legislativo. “Nos 55 anos da UVB, é a primeira vez que recebemos tão importante homenagem. Nesses anos de atividades tivemos muitas lutas e avanços na defesa dos vereadores, que são uma das maiores forças políticas do nosso país. Nós não aceitamos a desconstrução do parlamento municipal e defendemos que o Poder Legislativo esteja unido e conectado aos anseios da sociedade”, disse.

Em seu discurso, Conzatti relembrou as palavras de Ulysses Guimarães, político conhecido por sua atuação em defesa da democracia. “O homem público é o cidadão de tempo inteiro, de quem as circunstâncias exigem o sacrifício da liberdade pessoal, mas a quem o destino oferece a mais confortadora das recompensas: a de servir à Nação em sua grandeza e projeção na eternidade”, finalizou.

Ao final da sessão solene, todos os vereadores presentes receberam um certificado em reconhecimento ao trabalho em prol da comunidade e do desenvolvimento dos municípios.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.