Republicanos defende adiamento do Enem em razão da pandemia

Suspensão das atividades escolares contribui para o aumento da desigualdade entre os estudantes no preparo para as provas

Publicado em 14/5/2020 - 00:00 Atualizado em 3/6/2020 - 14:46

Brasília (DF) – Durante sessão virtual do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (13), o deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) defendeu o cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Não podemos permitir que essa prova aconteça este ano. Há muitos jovens em situação de vulnerabilidade, que estudam em colégios públicos e não têm a possibilidade de ter aulas remotas como alunos de escolas particulares”, justificou o republicano.

Para Vinicius, a suspensão das atividades escolares nos últimos dois meses, em virtude da pandemia do coronavírus, contribui para o aumento da desigualdade entre os estudantes no preparo para as provas. Ele observa que grande parte dos alunos da rede pública não tem acesso sequer à tecnologia, enquanto estudantes da rede privadas seguem o calendário com aulas virtuais.

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), também concorda que muitos estudantes estão sendo prejudicados. Ele adianta que pretende intervir junto ao Governo Federal a respeito do assunto. “Tenho recebido centenas de pedidos de alunos e entidades estudantis em busca de apoio para o adiamento do Enem. Vou abrir um diálogo com o Ministério da Educação para fazer essa ponderação”, afirmou.

Saiba mais 

As inscrições para o Enem estão abertas desde a última segunda-feira (11) até o dia 22 de maio. As provas presenciais estão previstas para 1º e 8 de novembro deste ano.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do Republicanos

Reportar Erro
Send this to a friend