Republicanos debatem situação de transgêneros no esporte

Republicanos debatem situação de transgêneros no esporte

Situação dos transgêneros no esporte foi tema de audidência pública na Câmara dos Deputados. evento foi proposto pelo republicano Julio Cesar (PRB-DF)

São Paulo (SP) – O deputado estadual Altair Moraes (PRB-SP) é autor do Projeto de Lei nº 346/2019, que determina que o sexo biológico seja o único critério definidor do gênero dos competidores, impedindo a atuação de transexuais em qualquer modalidade, em equipes que correspondam ao sexo oposto ao de nascimento no estado de São Paulo.

O assunto se tornou pauta principais veículos de comunicação do país e foi tema de audiência pública na Câmara dos Deputados, que ocorreu na quarta-feira (5), proposta pelo deputado federal Julio Cesar (PRB-DF). A audiência que teve como objetivo aprofundar as discussões em relação à questão da equidade entre forças das equipes que disputam títulos em todo o território nacional e contou com a presença de autoridades e especialistas, entre eles o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Gabriel Gervásio Neto, e o diretor executivo da Confederação Brasileira de Voleibol, Radamés Lattari Filho.

Altair Moraes é esportista desde a infância, e percebeu a necessidade de legislar sobre o tema depois de polêmicas envolvendo a participação de transgêneros em competições esportivas. “Apresentei a proposta por ser uma questão de justiça. As mulheres lutaram muitos anos para conquistarem o espaço que hoje ocupam no universo esportivo, e não dá para permitir que elas enfrentem a desvantagem física”, destacou.

O republicano Julio Cesar Ribeiro abraçou a causa e apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2596/2019 com o mesmo teor do PL 346/2019, de Altair Moraes.  “Fico muito satisfeito que o deputado Julio Cesar tenha tido a iniciativa de levar esse assunto para discussão em nível federal. Como atleta, fiz questão de estar presente na audiência pública para debater o assunto”, disse Altair Moraes.

O próximo debate na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados está marcado para o dia 25 de junho e vai reunir Tifanny Abreu e a ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Ana Paula Henkel, que recentemente divulgou uma carta aberta ao Comitê Olímpico Internacional alegando que a presença de atletas transgêneros no esporte traz desigualdade e risco para as categorias femininas.

Texto: Vanessa Palazzi e Miriam Silva / Ascom – deputado estadual Altair Moraes
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.