Republicanos cobram providências do governo em crise migratória de Roraima

Republicanos cobram providências do governo em crise migratória de Roraima

Líder Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) criticou a situação caótica dos serviços públicos no Estado de Roraima e cobrou providências do governo federal

Brasília (DF) – O líder Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) criticou a situação caótica dos serviços públicos no Estado de Roraima e cobrou providências do governo federal, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20). Segundo ele, a Operação Acolhida do Ministério da Defesa não está diminuindo o número de venezuelanos que entram no estado, como foi prometido, e o último final de semana foi de protestos e violência no município de Pacaraima.

“Não sou xenófobo e sei que a situação do país vizinho é muito delicada, mas não podemos acolher os estrangeiros e deixar de atender os brasileiros. A questão da imigração em Roraima chegou a um ponto que não tem mais controle. Hoje nós já temos mais de 40 mil venezuelanos nas ruas de Roraima. Nós não temos uma sinalização clara do governo federal sobre o que acontecerá com eles”, criticou o líder republicano.

De acordo com o deputado, ao realizar o trabalho de recepção, identificação e acolhimento de venezuelanos, o governo acaba incentivando ainda mais a entrada desses imigrantes. “Foram enviados 480 milhões para a Operação Acolhida que está cuidando de mais de 7 mil venezuelanos em 12 ou 13 abrigos, mas a população do estado de Roraima, em geral, não está sendo beneficiada. O nosso hospital está cheio, a nossa maternidade está um caos e o governo federal ainda não se deu conta de que são os roraimenses que precisam de atenção”, disse.

Jhonatan de Jesus cobrou esclarecimentos sobre as estratégias do Ministério da Defesa. “Queremos saber qual é o plano do governo. Eles vão limitar a entrada de estrangeiros por dia, como fizeram outros países? Vão mandar suporte financeiro para Roraima suprir os gastos com saúde, educação e segurança pública? Vão mandar suporte para fazer a interiorização em outros estados? Nada disso está claro”, reclamou

O parlamentar também demonstrou preocupação com os moradores de Pacaraima, que fizeram uma manifestação no último sábado (17) para cobrar mais segurança e atenção do governo federal na fronteira com a Venezuela. Ele lembrou que o município de Pacaraima é a porta de entrada para imigrantes que chegam ao Brasil fugindo da crise política e humanitária.

“Falei com diversos parlamentares e líderes de partidos e chagamos a um consenso. Não dá para continuar como está. A nossa obstrução não é contra o governo, não queremos prejudicar a pauta do governo. O que nós queremos é um posicionamento sobre o que será feito com a fronteira do nosso estado. Estamos aqui pedindo o apoio do nosso presidente Jair Bolsonaro para ajudar a solucionar de vez essa situação”, acrescentou.

Saiba mais

Após o pronunciamento do deputado Jhonatan de Jesus, a líder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), disse que será formada uma comissão com ministros das mais diversas pastas (Saúde, Defesa, Itamarati, Casa Civil e também o ministro General Ramos) para discutir uma solução. “O governo está atento, está sensível e já se comprometeu com o líder do Republicanos, deputado Jhonatan de Jesus, em relação a este assunto”, finalizou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.