Republicano protocola moção de repúdio ao Estatuto da Família

Republicano protocola moção de repúdio ao Estatuto da Família

Moção de repúdio ao Projeto de Lei 3.369/15, que institui o Estatuto da Família do Século 21, foi entregue ao deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM)

Brasília (DF) – Como presidente da Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado estadual João Luiz (Republicano-AM) protocolou na Câmara de Deputados, na quinta-feira (22), uma moção de repúdio ao Projeto de Lei 3.369/15, que institui o Estatuto da Família do Século 21.

O parlamentar esteve acompanhado pelos membros do colegiados e entregou uma cópia do documento ao presidente da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados, deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM).

Segundo a moção, em que pese as boas intenções do projeto – de buscar proteger famílias uniparentais, homoafetivas e de outras configurações – a inserção da expressão “independentemente de consanguinidade” pode causar interpretações dúbias.

Na avaliação de João Luiz, o texto não é claro quando, no artigo 2º, reconhece como família todas as formas de união “entre duas ou mais pessoas que para este fim se constituam e se baseiem no amor, na socioafetividade, independentemente de consanguinidade”.

“Em tese, a expressão estaria legalizando uniões entre ascendentes e descendentes. Ou seja, permitiria o incesto entre pais e filhos, irmãos, tios, sobrinhos e, até mesmo, entre adotante e adotado. Com isso, o projeto fere, diretamente, a família. E nós, da Frente Parlamentar Cristã, como defensores dos valores éticos e morais da família, nos posicionamos contra essa proposta de lei absurda”, afirmou João Luiz.

Ainda, de acordo com a moção, o projeto viola a legislação civil do Brasil, além de ir contra a moral da sociedade, ao permitir uniões entre membros da mesma família.

Polêmica

O PL 3.369/15 que cria o Estatuto da Família do Século 21 gerou bastante polêmica no Congresso, nas casas legislativas país afora e está repercutindo nas redes sociais. Na última terça-feira (20), a proposta também foi assunto na Câmara Municipal de Manaus (CMM), quando o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e dos Valores Cristãos (Fepacri) se posicionou contrário à proposta e afirmou que o texto “desconstrói o conceito de família” no país.

Texto: Jeane Glay / Ascom – deputado estadual João Luiz
Foto: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.