Republicano é contra fechamento dos hospitais psiquiátricos da Bahia

Republicano é contra fechamento dos hospitais psiquiátricos da Bahia

Para o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA), a Portaria 352 do governo estadual, vai na contramão da Nova Política Nacional de Saúde Mental

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA) se pronunciou no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde de segunda-feira (26), sobre a Portaria 352, de 13 de agosto de 2019, do Governo do Estado, que foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (23). O documento aprova o Plano de Desinstitucionalização na Bahia, ou seja, o fechamento dos hospitais psiquiátricos do estado. Um em cada cinco jovens, até 2020, terá a depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o republicano, essa portaria vai na contramão da Nova Política Nacional de Saúde Mental. Em seu pronunciamento, Arimateia salientou que os hospitais psiquiátricos são a alta complexidade da rede de atenção integral ao portador de transtorno mental. “Situação muito preocupante, pois não temos ainda uma Rede de Atenção Básica e na Média Complexidade, tampouco hospitais gerais adaptados e humanizados para receberem esses pacientes específicos no estado da Bahia”, disse o parlamentar.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, somente o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira fez, em 2016, 33,3 mil atendimentos – 15.741 na ala de psiquiatria e 17.640 nas demais categorias. Nesse contexto, José de Arimateia enfatizou ainda que existem mais de 44 pacientes institucionalizados. “Nitidamente, pode-se perceber que os hospitais psiquiátricos deveriam ser requalificados e não fechados, porque essa decisão deixará, a partir de agora, 60 mil pessoas praticamente desassistidas na Bahia”, disse o deputado, lembrando que pelo menos 4% da população apresenta doenças mentais graves, além de tirar 15 anos de expectativa de vida.

Desde 2017, quando foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, José de Arimateia realizou uma série de mobilizações para o não fechamento dos Hospitais Psiquiátricos da Bahia. Primeiramente ele viabilizou um amplo diálogo com os diretores das unidades de saúde do estado, promoveu audiências públicas sobre o assunto, como também várias reuniões com os profissionais de saúde, pessoas aderentes ao movimento e com a bancada da oposição desta casa.

No final do seu pronunciamento, o republicano solicitou mais explicações ao Governo do Estado que, segundo ele, não esclarece com detalhes a situação à comunidade baiana. “O Governo Rui precisa se pronunciar, pois a população está apreensiva e necessita de respostas. Conclamo para que os nobres deputados juntem-se a nós nessa luta. Trata-se de uma causa suprapartidária, pois estamos falando de vidas, de diversas famílias, que estão clamando por uma assistência justa, assídua e de qualidade”, finalizou.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.