Republicanas pedem mais ações do TSE para apoiar mulheres nas eleições

Republicanas pedem mais ações do TSE para apoiar mulheres nas eleições

Deputadas Marias Rosas e Rosangela Gomes participaram de reunião com ministros do TSE e debateram sobre a cota de 30% e a regulamentação dos recursos do fundo eleitoral

Brasília (DF) – As deputadas federais Maria Rosas (Republicanos-SP) e Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) integraram a comitiva da Bancada Feminina que esteve reunida com os ministros Tarcísio Vieira e Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta terça-feira (24). Na ocasião, as parlamentares entregaram um ofício sugerindo a criação de um Órgão de Políticas de Gênero no TSE.

A cota de 30% de participação feminina nas eleições e a regulamentação dos recursos do fundo eleitoral destinados à campanha das mulheres também foram discutidos no encontro. Rosangela Gomes, que é secretária nacional do Mulheres Republicanas, falou sobre a importância de incentivar campanhas educativas. “Muita gente diz que a mulher não quer participar da política. Discordo! Muitas vezes elas não têm acesso e não sabem a quem procurar. Ações desenvolvidas pelos partidos são fundamentais para mudar esse cenário”, defendeu a republicana.

Rosangela destacou a dificuldade que é fazer esse trabalho. “Mensalmente, há oito anos, estou viajando pelos estados e fazendo política partidária com esse segmento. Comecei sozinha e hoje somos três deputadas federais, cinco deputadas estaduais e 11 prefeitas. No início, nós tínhamos 90 vereadoras, passamos para 149 e, hoje, temos 260. Isso tudo porque trouxemos as mulheres para a política, buscamos líderes que queriam disputar legitimamente os pleitos”, exemplificou.

A coordenadora do Mulheres Republicanas, em São Paulo, deputada Maria Rosas, também acredita que ações de conscientização são fundamentais para aumentar a participação das mulheres nas Assembleias Legislativas e no Parlamento. “Uma Nação demonstra compromisso com a democracia a partir do momento em que assume a responsabilidade de promover a participação da mulher na política, seja no papel de eleitoras, ou no de candidatas a cargos públicos”, disse.

Rosas acredita que a criação de um Órgão de Políticas de Gênero no TSE é imprescindível para minimizar as desigualdades. “Promover a igualdade de direitos femininos é algo que está diretamente ligado ao desenvolvimento da sociedade. Precisamos valorizar as habilidades das mulheres e ressaltar o potencial delas em todas as áreas de conhecimento”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.