Projetos de Julio Cesar Ribeiro ganham força na Câmara dos Deputados

Projetos de Julio Cesar Ribeiro ganham força na Câmara dos Deputados

Atletas universitários que representem sua instituição de ensino em competições e eventos promovidos pela CBDU podem passar a ganhar bolsa de estudo integral

Brasília (DF) – Atletas universitários que venham representar a sua instituição de ensino em competições e eventos promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) podem passar a ganhar bolsa de estudo integral. É o que assegura o Projeto de Lei nº 4206/2019 de autoria do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), aprovado pela Comissão do Esporte da Câmara.

A proposta insere a norma na Lei nº 12.101/2009, que trata da certificação das entidades beneficentes de assistência social. No projeto, o deputado sugere que as instituições que não tenham aderido ao Programa Universidade para Todos (Prouni) concedam, anualmente, uma bolsa de estudo integral para um a cada quatro alunos pagantes.

O republicano defende que o estímulo ao esporte no ambiente universitário significa investir na formação de jovens e dos futuros profissionais engajados com os valores do esporte, na construção de uma nova matriz para formação e lapidação dos atletas do país utilizando o ambiente universitário como plataforma e na oferta de um pós carreira aos atletas de alto rendimento.

“O auxílio com bolsas de estudo pode ser uma das principais ferramentas para aproximar o esporte do ambiente educacional em nível superior, bem como a possibilidade da inclusão da categoria atleta nestas concessões de bolsas entre as entidades sem fins lucrativos pode ser uma alternativa para estimular ainda mais o investimento por parte destas IES no esporte”, avaliou. O projeto segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação.

As mulheres estão perto de conquistar mais espaço no mercado de trabalho. Assim determina o PL 1514/2019 que obriga que bancos tenham no mínimo 20% de mulheres no quadro de vigilantes. O texto de autoria do parlamentar foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Na Comissão de Educação, o projeto que dispõe sobre a identificação de pais ou responsáveis que detêm o poder familiar, a guarda ou a tutela da criança ou adolescente no ato da matrícula escolar, também ganhou parecer favorável.

O texto prevê que a instituição de ensino público ou privado, cadastre em seu sistema informações com o objetivo de facilitar o acompanhamento em caso de eventuais problemas que possam ocorrer, como evasão escolar ou maus-tratos.

Com os dados a escola teria melhores condições de acionar o Conselho Tutelar para que aja de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto segue para as Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Texto: Isabella Picarelli / Ascom – deputado federal Julio Cesar Ribeiro
Foto: Robert Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.