Projeto “Quem Ama Cuida” chega à Abaetetuba (PA)

Projeto “Quem Ama Cuida” chega à Abaetetuba (PA)

Projeto foi idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA) e conta com voluntários em todo o estado do Pará

Belém (PA) – O projeto “Quem Ama Cuida”, idealizado pelo deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), chegou a região ribeirinha de Abaetetuba, no Pará.

Segundo o republicano, os moradores que residem ao longo do Rio Jarumã não dispõem de coleta de lixo, tampouco conseguem destinar seus resíduos para as cooperativas locais. Muitos relatam, ainda, que precisam queimar o lixo por não terem outra alternativa.

Projeto “Quem Ama Cuida” chega à Abaetetuba (PA)

José é pescador e mora na localidade há décadas e lamenta a situação. “Eu sobrevivo da pesca. Tem dias que puxo a rede e vem mais lixo do que peixe e isso me deixa muito preocupado e triste, pois muitos acabam fazendo do rio um grande lixão e o certo é ter cuidado com a natureza”, disse o pescador.

Para Vavá Martins, situações como essa devem mudar e investir nessa área é questão de saúde pública. “É lamentável ver que o básico não chega a muitos, mas com força de vontade, trabalho e disposição tenho feito com que surjam alternativas para a destinação adequada de resíduos. Afinal, ao poluir o rio, milhares de famílias tornam-se alvo de doenças, sem contar os danos muitas vezes irreversíveis à natureza”, disse o republicano.

Benilde, que é um dos voluntários do “Quem Ama Cuida” no município visitou as ilhas nas proximidades e coletou um grande número de recicláveis e levou conscientização aos moradores locais. “Esse trabalho é fundamental e gratificante. Por meio do projeto Quem Ama Cuida, os moradores estão tendo a oportunidade de aprender mais sobre a separação de resíduos e a destinação correta”, afirmou.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esses resíduos até 2050 serão encontrados nos oceanos mais do que as espécies marinhas, por exemplo. O Brasil já é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Por aqui, pouco mais de 1% desse plástico chega a ser reciclado. Pensando nisso e no bem-estar social, o “Quem Ama Cuida” realiza o trabalho de conscientização que aproxima a população das cooperativas de reciclagem.

Texto: Natália Matos / Ascom – deputado federal Vavá Martins
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.