Projeto que permite a doação de alimentos a entidades filantrópicas avança na Câmara

Roberto Alves é autor da proposta e explica que muitas empresas gostariam de doar as sobras de alimentos, mas se esbarram na legislação

Brasília (DF) – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou no último dia 28 o Projeto de Lei nº 4742/2016, de autoria do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), que permite as empresas públicas ou sociedades de economia mista a doarem alimentos in natura, preparados, processados ou industrializados para entidades filantrópicas.

O texto esclarece, no entanto, que o aceite da doação por parte das entidades filantrópicas isenta a empresa doadora de responsabilidade civil ou criminal por dano eventualmente causado em razão do consumo do alimento doado, exceto em caso de negligência ao ato criminoso. Além disso, os doadores e as instituições beneficiadas são responsáveis por aferir a qualidade dos alimentos no momento da doação.

Roberto Alves explicou que, de um lado, milhares de brasileiros padecem com a fome e, de outro, empresas jogam fora toneladas de sobras de alimentos. De acordo com ele, muitas empresas gostariam de doar as sobras, mas esbarram na legislação. “A lei não permite que sobras de comida sejam doadas. A minha proposta é permitir a doação, dentro de condições específicas e de um cadastro prévio das instituições filantrópicas, para que a saúde das pessoas necessitadas continue sendo assegurada”, afirmou.

O projeto  está anexado ao Projeto de Lei nº 5958/13. O texto ainda deverá ser submetido às comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), antes de ir à votação no plenário da Câmara.

Texto: Carlos Eduardo / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.