Projeto garante alimentação adequada aos consumidores brasileiros

Projeto garante alimentação adequada aos consumidores brasileiros

Projeto de autoria do deputado federal Julio Cesar (PRB-DF) permite ao Sisan estabelecer novos percentuais de sódio, açúcar, gorduras e aditivos na composição dos alimentos

Brasília (DF) – A alta quantidade de sódio, açúcar, gorduras e aditivos presentes na composição de alimentos processados e ultraprocessados podem estar com os dias contados. É o que prevê o Projeto de Lei nº 2423/2019, de autoria do deputado federal Julio Cesar (PRB-DF).

De acordo com as normas regulamentadoras, novos percentuais de sódio, açúcar, gorduras e aditivos na composição desses alimentos serão estabelecidos e observados pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O texto tem o propósito de chamar a atenção para a importância de estimular os produtores a oferecerem à população brasileira produtos cada vez mais seguros, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem traçado metas para limitar a quantidade de nutrientes críticos como açúcares livres, sódio, gorduras saturadas, gorduras totais e ácidos graxos trans com o objetivo de prevenir a obesidade e doenças crônicas.

O republicano explicou que a atuação do poder público se faz indispensável, no sentido de estimular às empresas a reduzirem ingredientes potencialmente prejudiciais à saúde presentes nos alimentos. “Na verdade, a ingestão crescente de alimentos ultraprocessados vem sendo incriminada pelo surgimento de uma infinidade de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade, inclusive entre crianças”, disse Julio Cesar.

“Acumulam-se evidências de desencadeamento de alergias pela ingestão de corantes e desenvolvimento de cânceres em virtude de consumo exagerado de nitritos”, completou.

Texto: Isabela Picarelli / Ascom – deputado federal Julio Cesar
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.