Projeto do deputado Hélio Costa defende pena tripla para crimes de estelionato

Projeto do deputado Hélio Costa defende pena tripla para crimes de estelionato

Para o republicano, é preciso dar um basta nesses crimes praticados contra o cidadão de bem

Brasília (DF) – Quando uma pessoa boa de conversa se aproxima para oferecer ajuda, principalmente na fila de bancos ou estabelecimentos comerciais, pode ser um estelionatário pronto para o golpe. Essa cena se repete várias vezes por dia e já faz parte do cotidiano, principalmente de idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Para combater essa prática de criminosos, que se aproveita das fragilidades desse público, o projeto de lei do deputado federal Hélio Costa (PRB-SC), em tramitação na Câmara dos Deputados, pede a aplicação de uma pena triplicada para estes crimes previstos no artigo 171 do Código Penal, o conhecido “estelionato”.  

O delito ocorre quando o autor se utiliza de um meio ilegal para obter uma vantagem ilícita em prejuízo de alguém, seja o bilhete premiado, falso sequestro, golpe do primo, ligação premiada, dentre outros. Para Hélio Costa, é preciso dar um basta nestes crimes praticados contra o cidadão de bem. “Quero que a pena seja triplicada contra quem se aproveita da fragilidade de idosos e deficientes para aplicar golpes como o do bilhete premiado. Bandidos deste tipo nem merecem ser chamados de ‘fios desencapados’, são vagabundos e covardes. Já vi pessoas que sacaram a aposentadoria e na saída caíram na lábia do bandido e entregaram boa parte do dinheiro, se não todo. Chega disso”, destaca o parlamentar.

Para outros tipos de golpes mais difíceis de se proteger, como aqueles em que o criminoso se veste de pesquisador e rouba os dados da vítima para abrir contas no comércio, o projeto também propõe pena triplicada para essa prática prevista no artigo 175, que acontece quando o agente engana, no exercício da atividade comercial, o consumidor vendendo mercadoria falsificada ou danificada.

Na edição desta semana do quadro PRB em Pauta, produzido pela Agência PRB Nacional, o deputado federal Hélio Costa falou sobre a proposta, que se aprovada, segundo ele, pode manter os que praticam o estelionato até 15 anos na cadeia.

“O objetivo é complicar a vida do estelionatário, pois quando o juiz aplica a pena máxima, de cinco anos, ele não vai preso, ele vai prestar serviço, pagar uma cesta de alimentos. O juiz dá um ano e meio a dois anos, aí o vagabundo fica na rua e vai procurar outra vítima. Eles procuram os mais carentes, que ficam mais à disposição deles. Isso é cruel, já vi gente sem comprar remédio porque o estelionatário levou dele o que estava no banco e ainda fez empréstimo consignado”, alertou Hélio Costa.

Rigor às práticas lesivas

Os republicanos têm atuado no Congresso Nacional para garantir segurança aos cidadãos. Exemplo disso é a lei do deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), já em vigor, que agrava a pena de reclusão para estelionato, atualmente de um a cinco anos, se o crime for cometido contra pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. “A lei atua justamente com o objetivo de punir com mais rigor todas essas práticas lesivas”, afirma Márcio Marinho.

Assista o PRB em Pauta com Hélio Costa 

Texto: Edjalma Borges / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.