Projeto determina a presença de intérprete de Libras em agências bancárias

Projeto determina a presença de intérprete de Libras em agências bancárias

O objetivo é promover a inclusão em todos os ambientes públicos, ajudando as pessoas com deficiência a se comunicarem

Salvador (BA) – Para assegurar os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos-BA) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma proposta que determina a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todas as agências bancárias do estado, durante o horário de funcionamento de atendimento ao público.

Para o parlamentar, o objetivo é promover a inclusão em todos os ambientes públicos, ajudando as pessoas com deficiência a se comunicarem quando precisarem pagar uma conta, pedir um empréstimo ou investir em uma aplicação. “Um atendimento personalizado é um passo importante para inclusão. A ausência de um intérprete expõe as pessoas com deficiência a diversos constrangimentos, todos têm o direito à informação clara e escolhas conscientes, que atendam as suas expectativas em relação ao serviço desejado”, explicou Jurailton.

O projeto também sugere a possibilidade das empresas, capacitarem os seus funcionários efetivos, dando-lhes o treinamento adequado para o atendimento proposto, não cabendo, portanto, a alegação de agravo orçamentário pelo banco ou eventual custo adicional com contratações forçadas. Em posição de fácil acesso, o tradutor e intérprete deverão ser locados nas áreas dos caixas de autoatendimento e dentro das agências.

De acordo com a proposta, o banco deve sinalizar de forma visível para os seus clientes, a disponibilidade do profissional de Libras dentro da agência. Caso haja descumprimento, o infrator estará sujeito a ser penalizado com uma advertência, em caso de uma reincidência pagará uma multa no valor de R$ 200, duas reincidências R$ 400, e em último caso a suspensão do Alvará de Funcionamento.

Ainda de acordo com o textp, as agências bancárias terão o prazo de 180 dias, a contar da data da regulamentação desta Lei, para se adaptarem a estas mudanças.

Texto: Isabela Canuta / Ascom – deputado estadual Jurailton Santos
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.