Projeto de Tia Eron obriga a instalação de seções eleitorais em presídios

Projeto de Tia Eron obriga a instalação de seções eleitorais em presídios

Proposta da parlamentar republicana tem como objetivo garantir o voto a presos e adolescentes internados provisoriamente

Publicado em 16/7/2017 - 00:00

Projeto de Tia Eron obriga a instalação de seções eleitorais em presídios
Proposta da parlamentar republicana tem como objetivo garantir o voto a presos e adolescentes internados provisoriamente

Brasília (DF) – Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei da deputada federal licenciada Tia Eron (PRB-BA) que sugere a instalação de seções eleitorais em estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes.

De acordo com a proposta da parlamentar republicana, a medida tem como objetivo assegurar um direito político fundamental, qual seja o exercício do voto direto, secreto, universal e periódico previsto na Constituição Federal.

“Para mais bem compreendermos a importância da matéria aqui tratada, cabe fazer apontamentos de justificação sobre os direitos políticos, sobre o princípio da dignidade da pessoa humana e o da presunção de inocência e sobre a importância de se assegurar aos detentos provisórios e adolescentes submetidos ao cumprimento da medição socioeducativa de internação os meios necessários para o exercício da cidadania, como parte inerente ao processo de recuperação e socialização”, explica Tia Eron na proposta.

O texto determina que essas seções só podem ser instaladas em unidades prisionais onde há o mínimo de 20 eleitores aptos a votar, e desde que esses centros de detenção ofereçam as condições adequadas de segurança. Quando o número de eleitores não atingir o mínimo previsto neste artigo, os eleitores habilitados serão informados da impossibilidade de votar na seção especial, podendo, nesse caso, justificar a ausência.

Para Eron, quanto mais as pessoas perderem a conexão com a vida social, inclusive com os mecanismos de cívica participação, tanto mais difícil será o desafio de reinseri-las posteriormente na sociedade como pessoas aptas ao convívio comum.

“É preciso garantir que os presos provisórios e os adolescentes em instituições de internação possam exercer o direito de votar”, finalizou Tia Eron.

Texto: Edjalma Borges / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend