Projeto de Mecias de Jesus que destina recursos para a saúde é aprovado

Projeto de Mecias de Jesus que destina recursos para a saúde é aprovado

Projeto destina 1% da arrecadação das modalidades lotéricas para saúde dos estados, do Distrito Federal e municípios

Brasília (DF) – A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (06), o Projeto de Lei (PL 3709/2019) de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que destina 1% da arrecadação das modalidades lotéricas para saúde dos estados e do Distrito Federal. Com o substitutivo do relator, senador Irajá, o benefício foi estendido aos fundos municipais, que também receberão mais 1% do montante.

A aprovação pelos membros da CAS garantiu ainda mais 5% que serão direcionados aos municípios a partir da arrecadação da Lotex (“raspadinha”).

Estima-se que a saúde pública do país poderá contar com mais de R$ 300 milhões anuais, caso a proposta se torne lei, segundo Mecias. “O valor será destinado as secretarias de saúde dos estados para contribuir e melhorar o serviço de atendimento público”, destacou o parlamentar, informando ainda que esse valor será dividido de forma igualitária para todos os estados.

O estado de Roraima, por exemplo, terá um aumento nos recursos para a saúde em mais de R$ 10 milhões, sendo 50% para o estado e 50% dividido entre os municípios roraimenses, para ser investido no atendimento à população.

Para Mecias de Jesus, é reconhecida a crise que passa a área da saúde no país. Em todos os estados, é visto a situação que se encontram os hospitais públicos, com a falta de médicos, leitos e remédios. “Pensando no caos que vive a saúde pública no Brasil e tentando dar mais condições aos atendimentos para o nosso povo, sobretudo para meu estado que vive uma profunda crise, apresentei o projeto com a esperança de melhorar a atual situação”, disse.

A proposta segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em decisão terminativa.

Texto: Ascom – senador Mecias de Jesus
Foto: Pedro França / Agência Senado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.