Projeto de Carlos Macedo que cria semana de prevenção contra doenças de pele é aprovado

O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade do uso do filtro solar e alertar para os riscos da exposição contínua aos raios solares

Publicado em 26/12/2017 - 00:00

Projeto de Carlos Macedo que cria semana de prevenção contra doenças de pele é aprovado
O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade do uso do filtro solar e alertar para os riscos da exposição contínua aos raios solares

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou, na última semana, o Projeto de Lei nº 2325/2017, do deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ), que cria a Semana Estadual de Conscientização do Uso do Filtro Solar e a divulgação de doenças causadas pela exposição excessiva aos raios solares. A semana se realizará, anualmente, na última semana do mês de setembro.

O texto se baseia nos dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), onde apontam que doenças como o câncer de pele têm aumentado gradativamente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), espera-se uma média de 370 casos por 100 mil habitantes no estado do Rio de Janeiro até o fim deste ano.

“A criação de um programa incisivo de conscientização da necessidade do uso do filtro solar durante todo o ano, além de alertar para os diversos tipos de efeitos que a exposição contínua aos raios solares, sem a devida proteção, podem acarretar, também vai contribuir para a redução da procura por atendimentos médicos, principalmente no verão, e aliviar o sistema público de saúde, que já se encontra tão inchado”, afirmou Carlos Macedo.

Pelo texto, repartições e órgãos públicos, estações de transporte de massa, estabelecimentos de ensino e áreas com grande apelo turístico, deverão disponibilizar informações sobre os efeitos do excesso de exposição aos raios solares e a importância das devidas precauções. A divulgação ficará por conta da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde.

“Pesquisas estimam que cerca de seis milhões de brasileiros não fazem a devida prevenção contra os raios ultravioleta tipos UVA e UVB. Esse descuido pode acarretar, não apenas queimaduras e envelhecimento precoce, mas também doenças mais graves como problemas visuais, herpes, câncer de pele, entre outras enfermidades”, alertou o parlamentar, ressaltando que a prevenção sempre trará benefícios.

“Temos que estar cientes de que pequenos atos de prevenção, que parecem simples e até mesmo dispensáveis, irão nos livrar de enormes problemas mais à frente, muitos deles irremediáveis”, concluiu.

O projeto foi aprovado em segunda discussão e seguirá para a redação final e apreciação do governador do Rio, que decidirá pela sanção ou veto da matéria.

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Macedo
​Foto: Mariana Ramos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend