Projeto de Benedito Alves pretende desestimular a automedicação no RJ

benedito-alves-prb-projeto-pretende-desestimular-automedicacao-foto-ascom-23-05-17

Republicano propõe que informações sobre remédios sejam mostradas no verso dos receituários médicos

Rio de Janeiro (RJ) – Preocupado com os malefícios da automedicação, prática muito comum, o deputado estadual Benedito Alves (PRB-RJ) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro o Projeto de Lei nº 1.772/16, que dispõe sobre a inserção de informações sobre os malefícios da automedicação no verso dos receituários médicos utilizados pela Rede Pública de Saúde do Estado.

O republicano lembra que a intoxicação por medicamentos está entre as preocupações em relação ao problema, aliás, ocupa o primeiro lugar entre as causas de intoxicação registradas em todo o país, à frente dos produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. Os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.

Outro inconveniente, segundo o parlamentar, é que usar remédios de forma incorreta pode agravar uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Reações alérgicas, dependência e até morte são fatores que também preocupam.

Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que em todo o mundo, mais de 50% de todos os medicamentos receitados são dispensáveis ou são vendidos de forma inadequada.

“Este projeto é de suma importância, pois contribuirá para a conscientização dos malefícios causados pela automedicação. Segundo estatísticas, cerca de um terço da população mundial tem carência no acesso a medicamentos essenciais e em todo o mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta”, comentou o deputado.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Benedito Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.