Projeto cria o Diário de Reclamações do Consumidor

Projeto cria o Diário de Reclamações do Consumidor

Proposta do deputado Márcio Marinho vai permitir que clientes registrem formalmente as insatisfações diante de serviços prestados por lojas físicas e virtuais

Publicado em 17/3/2020 - 00:00 Atualizado em 3/6/2020 - 19:27

Brasília (DF) – Em comemoração ao Dia Nacional do Consumidor, lembrado no dia 15 de março, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos -BA) protocolou, na quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados, projeto de lei que cria o Diário de Reclamações do Consumidor. Por meio da medida, os clientes poderão registrar formalmente qualquer tipo de insatisfação diante do serviço prestado por lojas físicas e virtuais.

De acordo com o texto, o fornecedor ou prestador de serviços tem a obrigação de destacar do Diário de Reclamações do Consumidor as duas primeiras vias e entregá-las ao cliente que, no prazo de trinta dias, deve remeter uma das vias do documento ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), caso queira acionar o órgão.

“Os cidadãos têm buscado cada vez mais a garantia dos seus direitos e muitas vezes acabam esbarrando na burocracia imposta por algumas empresas para resolver conflitos que surgem na venda de produtos e serviços. Diante disso, adotamos essa ideia da obrigatoriedade do Livro, que deverá facilitar de maneira formal essa questão”, destacou Marinho.

A reclamação no Diário não oferece margem a nenhuma hipótese em que o fornecedor possa recusar o oferecimento do livro, nem justificar sua falta. Caso isso aconteça, o consumidor poderá acionar a presença da polícia ou dos Órgãos de Defesa do Consumidor e Ministério Público.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

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