PRB combate maus-tratos a animais no Instituto Royal

31_10_13_otoniel-lima-prb_combate_maus_tratos_animais_royal001

Otoniel Lima (PRB-SP), que esteve no município de São Roque na última sexta-feira (25), afirmou que só quem esteve pessoalmente no local pode dizer que houve maus-tratos

Brasília (DF) – Com a presença dos deputados federais do PRB Acelino Popó (BA), Antonio Bulhões (SP) e Otoniel Lima (SP), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara debateu, na tarde desta terça-feira (29), a denúncia de maus-tratos a animais no Instituto Royal. A audiência pública contou com a presença do advogado da instituição, Alexandre Domingos Serafim, da apresentadora Luisa Mell e de ativistas.

O deputado Otoniel Lima (PRB-SP), que esteve no município de São Roque na última sexta-feira (25), afirmou que só quem esteve pessoalmente no local pode dizer que houve maus-tratos. “Não fomos recebidos por nenhuma autoridade competente no instituto. Chegamos às 9h da manhã e só saímos 20h quando conseguimos interditar as atividades do laboratório. Vamos movimentar a população para que esse episódio não caia no esquecimento e que esses 60 dias se transformem em ações concretas que impeçam a matança e a mutilação de outros animais”, afirmou.

Para Bulhões, o assunto não pode ser tratado com sensacionalismo. “Sou contra o sofrimento e o sacrifício de animais para testar cosméticos ou outros produtos não essenciais. Mas não tenho como ser contra as pesquisas para a cura do câncer e de outras doenças que afetam a humanidade. Precisamos encontrar um meio termo e desenvolver alternativas para não atrasar as pesquisas cientificas nessa área”, ponderou o parlamentar.

31_10_13_destaque01_df_prb_combate_maus_tratos_animais_royal002Popó declarou seu amor pelos animais e disse que não medirá esforços para defender a causa. “O Ministério da Ciência e Tecnologia precisa encontrar meios de realizar pesquisas sem o uso de animais e acabar com esse sofrimento causado a eles”, defendeu.

O advogado do Instituto Royal Alexandre Domingos Serafim afirmou, durante a audiência, que todas as pesquisas com animais feitas hoje no instituto têm base na ordem e na legalidade. Ele informou que a entidade possui uma comissão de ética para analisar o tratamento dos animais e certificado de boas práticas de pesquisas com animais.

Serafim afirmou também que a entidade tem certificado do Conselho de Controle de Experimentação Animal (Concea), e todas as instalações em que os cães são tratados respeitam as dimensões reguladas por lei. Ele ressaltou ainda que, em 2013, a pedido do Ministério Pulico, o Instituto Royal sofreu ampla inspeção. Segundo o advogado, um biólogo verificou o estado de saúde dos animais e constatou que eles estavam bem e não aparentavam ter sofrido abusos e maus-tratos.

O republicano César Halum (PRB-TO) é o vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais na Câmara, que tem como membros os deputados Acelino Popó, Antonio Bulhões, Cleber Verde e Otoniel Lima. Eles também fazem parte da comissão externa que investiga os maus-tratos aos animais e acreditam que a averiguação não deve ser apenas no Instituto Royal, mas em todos os laboratórios de pesquisa do Brasil.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.