Por iniciativa de Alan Rick, MEC apresenta mudanças no Enem 2017

Prova será aplicada em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Medida vai beneficiar sabatistas


Brasília (DF) –
O deputado federal Alan Rick (PRB-AC) comemorou a notícia de que o Ministério da Educação (MEC) alterou as datas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Agora serão dois domingos seguidos: 5 e 12 de novembro, e não mais no dia de sábado, como vinha ocorrendo. Com a mudança, estudantes que seguem religiões sabatistas – aqueles que guardam o sábado, como adventistas e judeus.

“Sou muito grato ao Ministro Mendonça Filho por ter acatado a solicitação que fizemos, e parabenizo o deputado Moisés Diniz por ter sido o autor do pedido”, afirma Alan que, juntamente com a bancada do Acre, esteve no MEC em fevereiro apresentando o pedido para essa mudança.

Em nota divulgada pelo MEC, um dos motivos para a alteração da data de realização do exame para os domingos é justamente atender aos candidatos sabatistas. Todos os anos eles entram no local de prova às 13h (horário de Brasília) e ficam isolados em uma sala até as 19h, quando começam o exame. No Acre, por exemplo, por causa do fuso horário, o tempo de espera é de 9 horas.

“O que nós da bancada acriana fizemos foi pedir ao ministro para que o MEC buscasse mecanismos que pudesse permitir que os direitos desses candidatos fossem respeitados. E foi isso que eles fizeram”, completa Alan Rick.

O MEC explicou que, de acordo com o Inep, a aplicação da prova após o horário faz com que cada candidato sabatista custe para o governo R$ 16,39 a mais do que os demais participantes, devido às despesas extras trazidas pela aplicação do exame à noite no sábado. No Enem 2016, os 76 mil sabatistas que fizeram a prova acarretaram um gasto de aproximadamente R$ 646 mil. A mudança garante também uma conquista em respeito ao direito à liberdade religiosa prevista na Constituição.

Texto e foto: Charlene Carvalho / Ascom – deputado federal Alan Rick

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.