Políticas públicas para fauna doméstica e silvestre foi tema de audiência

Políticas públicas para fauna doméstica e silvestre foi tema de audiência

Evento promovido pelo deputado José de Arimateia debateu políticas de proteção ao ecossistema adotadas em Minas Gerais, que o parlamentar trouxe como exemplo para a Bahia

Salvador (BA) – Com o Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia lotado, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA, promoveu nesta quinta-feira (05) a Audiência Pública em Defesa da Fauna Doméstica e Silvestre da Bahia. Em pauta, políticas públicas de proteção aos animais e ao ecossistema adotadas no estado de Minas Gerais, que o parlamentar trouxe como exemplo para a Bahia, após participar de duas discussões sobre os avanços e desafios da proteção animal em Minas Gerais no mês de agosto.

Considerando que na Bahia não há uma estrutura como em Minas Gerais, com uma coordenação específica para a fauna no nosso Ministério Público, e não há delegacias especializadas na proteção animal, o republicano quer o avanço das políticas públicas no estado. “Temos o mais grave impacto na fauna silvestre da Bahia com os incêndios na Chapada Diamantina. Tem também a vazão de esgoto bruto nas lagoas, que mata a fauna aquática. A educação ambiental poderia ser muito mais eficiente. É necessário mais empenho das escolas e apoio da Secretaria de Educação”, analisou.

Para apresentar o trabalho feito em terras mineiras, a Promotora do Ministério Público de Minas Gerais, Doutora Luciana Imaculada, apresentou os trabalhos realizados por ela à frente da Coordenação Estadual em Defesa da Fauna (CEDEF). “Depois que criamos essa Coordenação, verificamos um aumento no número de procedimentos no Ministério Público e um aumento na qualidade de atuação dos Promotores de Justiça na defesa da fauna. Hoje temos um centro irradiador de ideias que fomenta a atuação preventiva dos Promotores e de forma mais qualificada tecnicamente”, explicou a Promotora.

Participaram também do debate o Diretor de Regulação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Leonardo Carneiro, a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonozes de Salvador (CCZ), Andréa Salvador, o Supervisor do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), Robson Pires, além do Comandante Claudemir, do Instituto de Proteção Ambiental (IPAM), protetores e militantes da causa animal de diversos municípios baianos, como Salvador, Ipirá e Itaberaba.

Texto e foto: Ascom -deputado José de Arimateia
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.