Políticas públicas para a população idosa é tema de reunião na BA

Políticas públicas para a população idosa é tema de reunião na BA

Presidente da Frente em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no Legislativo baiano, deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA), participou do debate

Salvador (BA) – O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos-BA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), participou na segunda-feira (19), da Reunião Técnica sobre “Envelhecimento e Políticas Públicas para a População Idosa do Estado da Bahia”. O ato foi idealizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados (Cidoso), presidida pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) e aconteceu na Sala Deputado José Amando, localizada no Parlamento Baiano.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 9,52% da população brasileira é idosa. O relatório do órgão ainda aponta que, em 2025, haverá 32 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no Brasil. Já a Bahia, em 2060, terá um percentual ainda maior que o do país, com 27,3%.

Para a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Helena Pataro Novaes, a mudança no perfil das famílias e o aumento no número de idosos na população chama a atenção para a necessidade extrema da ampliação do número de leitos em instituições de longa permanência públicas.

Durante a reunião, José de Arimateia pontuou temas prioritários em favor dos idosos da Bahia. Ele ilustrou a importância dos municípios baianos implantarem Conselhos Municipais do Idoso e o Fundo Estadual para a criação de políticas públicas em benefício dessas pessoas, como também a ampliação de delegacias no estado. “Na Bahia, apenas 23 dos 417 municípios formaram os seus conselhos”, denunciou o republicano.

O parlamentar lembrou ainda que no seu primeiro mandato na Casa (1999-2003), ele chegou a sugerir a criação da Delegacia do Idoso, que passou a atuar à favor da terceira idade em 2006. “A quantidade ainda é ínfima. Desse jeito vamos acabar com os Direitos dos Idosos. O Estado precisa progredir para que os idosos vivam de forma digna”, disse Arimateia, que na oportunidade convidou a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara para visitar o Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, situado em Feira de Santana.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Foto: Helena Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.