Plano Juventude Viva é lançado no DF e Entorno

Evandro Garla comenta números considerados preocupantes sobre mortes violentas entre jovens negros

Publicado em 11/9/2013 - 00:00

11_09_13_destaque03_df_lanacamenyo_juventude_viva_df_e_entorno001
Evandro Garla ressaltou que o Plano Juventude Viva tem a finalidade de combater as taxas elevadas de mortes por causas violentas

Brasília (DF) – O deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF) participou do lançamento do Plano de Prevenção à violência contra juventude negra, o Juventude Viva, recentemente em Brasília. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal para reduzir a vulnerabilidade de jovens em relação aos homicídios, em uma ação articulada com vários Ministérios e parceria com os Governos Estaduais e Municipais.

O Distrito Federal e os municípios de Luziânia, Valparaíso, Águas Claras, Novo Gama, Formosa e Santo Antônio do Descoberto serão contemplados com o Plano. Esses locais concentram os mais altos índices de homicídios de jovens, sobretudo, jovens negros, com idade entre 15 e 29 anos, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/SUS).

Evandro Garla ressaltou que o Plano Juventude Viva tem a finalidade de combater as taxas elevadas de mortes por causas violentas. “O DF apresentou números preocupantes, registrando 800 óbitos, o que equivale, em média, a 35 mortes para cada 100 mil habitantes. Desse total, 57, 84% dos homicídios foram de jovens, sendo que 88,41%, das vítimas eram negras e 82,71%, do sexo masculino. Acredito que o Plano Juventude Viva irá contribuir com ações e recursos para prevenir a violência contra a juventude negra”, destaca.

O governador Agnelo Queiroz declarou que a iniciativa tem foco nos 132 municípios brasileiros. O programa será acompanhado por um Comitê Gestor Distrital que está sob a coordenação da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial e com o apoio de um representante das secretárias envolvidas.

11_09_13_destaque03_df_lanacamenyo_juventude_viva_df_e_entorno003“O Plano reúne iniciativas voltadas para prevenção, visando reduzir a vulnerabilidade dos jovens às situações de violência física. Eu tenho certeza que o Programa Juventude Viva aplicada no DF trará oportunidades para os jovens negros enfrentarem a violência e ao mesmo tempo promover a cidadania daqueles mais excluídos da sociedade”, explica.

Texto: Geysa Albuquerque / Ascom – deputado distrital Evandro Garla
Fotos: Jessé Vieira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend