Pará terá primeiro Centro Especializado em Autismo

Vavá Martins anunciou a emenda parlamentar em reunião com integrantes do governo estadual e da Universidade Federal Rural da Amazônia

Belém (PA) – E uma ação pioneira no país para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para pessoas com autismo,, o deputado federal Vavá Martins (Republicanos-PA), destinou o valor de R$ 400 mil em emenda parlamentar  para a criação do primeiro Centro Especializado de Atenção às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea) no Pará. Os recursos federais serão transferidos para a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).

O parlamentar reuniu-se, na semana passada, com o ouvidor-geral do Governo do Pará, Arthur Huat e com a professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFPA), Flávia Marçal, a servidora da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Nayara Barbalho. Elas são mães de crianças com autismo e fizeram questão de destacar a importância de avançar em políticas públicas que atendam tais necessidades.

Segundo Nayara, o projeto do centro especializado é baseado na Lei Federal 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, e que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial tenha autismo. Se replicar este número para o Estado do Pará, são mais de 80 mil pessoas que precisam de diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional, além da inclusão social.

Para o deputado, esse é um grande avanço na causa “Quem Ama Cuida, cuida da saúde, das pessoas, das necessidades, busca melhorias que agreguem, que tragam esse acolhimento e o respeito que a causa merece, essa é uma grande vitória e me sinto honrado em conhecer mães batalhadoras e histórias incríveis”, disse Vavá Martins.

A inciativa irá proporcionar não só atendimento adequado, como também o acolhimento e formação das famílias, atendimento educacional especializado em autismo, a formação intersetorial com a participação de entidades, grupos e instituições na construção dessas políticas.

Texto e fotos: Natália Matos – Ascom/Deputado federal Vavá Martins
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.