Ossesio Silva participa de debate sobre o racismo em Recife

Ossesio Silva participa de debate sobre o racismo em Recife

O republicano lembrou que a população negra é maioria no país. No entanto, os espaços de poder ocupados pelos negros ainda é muito tímido

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) participou, na segunda-feira (20), de uma audiência pública na Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco para debater o enfrentamento ao racismo e construção do poder do povo negro. O debate aconteceu em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Na ocasião, o republicano lembrou que a população negra é maioria no país. No entanto, os espaços de poder ocupados pelos negros ainda é muito tímido. “No Congresso Nacional, por exemplo, dos 593 parlamentares, menos de 10% são negros. Em Pernambuco, na Assembleia Legislativa, foram eleitos apenas três deputados estaduais negros. Esse número representa apenas 6,1% do total, de acordo com Tribunal Regional Eleitoral” explicou.

Cartazes expuseram estatísticas de crimes em que os negros são as principais vítimas, como homicídios, nos quais 70% dos casos são cometidos contra jovens dessa raça. A violência contra o sexo feminino também foi destacada. “A cada seis mulheres assassinadas no Recife, cinco são negras. O grau de opressão em que vivemos é alto. Nunca vemos redução das estatísticas”, observou Mônica Oliveira, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

O promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Westei Conde, também lamentou as estatísticas e mencionou a importância de a sociedade enfrentar o racismo institucional. A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Denise D’ogum Botelho, chamou atenção para a necessidade de reconhecimento do povo negro no Brasil. “Zumbi não tem o mesmo tratamento de outros heróis nacionais e um geógrafo como Milton Santos, enaltecido não é valorizado nem no curso de Geografia”, elencou.

O presidente da Comissão de Cidadania, deputado Edilson Silva, criticou algumas ações do governo estadual e comentou o fato de os novos integrantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos não terem sido empossados, apesar de eleitos em julho. “Precisamos garantir o conselho, que é um dos mais atuantes do estado e luta contra a política de encarceramento em massa”, disse.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Ossesio Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.