Mulheres com deficiência auditiva terão atendimento especial em delegacias

Mulheres com deficiência auditiva terão atendimento especial em delegacias

Projeto de Rosangela Gomes pede a disponibilização de profissionais de libras para garantir atendimento à mulher portadora de deficiência auditiva em delegacias

Brasília (DF) – Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº4067/2019, de autoria da deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), que altera a Lei Maria da Penha para garantir atendimento à mulher portadora de deficiência auditiva vítima de violência doméstica e familiar. O texto pede a disponibilização de profissionais capacitados em linguagem de sinais e de guias-intérpretes com o intuito de facilitar a denúncia em todas as instâncias para essas mulheres.

Rosangela Gomes lembrou a importância da Lei Maria da Penha no combate à violência contra a mulher, mas falou sobre uma lacuna no texto. “Precisamos corrigir uma falta com às mulheres portadoras de deficiência auditiva que não conseguem se comunicar com as autoridades responsáveis. Isso dificulta a sua defesa e até mesmo a denúncia”, disse.

A autora ressaltou, ainda, que o artigo 18 da Lei da Acessibilidade (Lei nº 10.098/200) garante que o Poder Público forme e capacite profissionais especializados no atendimento a esse público e que, portanto, a proposta só pede o que já está legalmente previsto.

A deputada Rosangela deixou claro que acredita na aprovação da proposta já que é papel do Estado oferecer oportunidade de defesa a todas as mulheres que estão sujeitas à violência doméstica de maneira equânime. O projeto agora está em análise na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

Texto: Ascom – deputada federal Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.