Mudança na estrutura da Receita Federal é debate no Pará

Mudança na estrutura da Receita Federal é debate no Pará

Com o tema “Defesa da manutenção da Superintendência da Receita Federal na Amazônia”, o debate foi proposto pela deputada estadual Professora Nilse

Belém (PA) – Por inicativa da deputada estadual Professora Nilse (PRB-PA), a Assembleia Legislativa do Pará promoveu audiência pública sobre as mudanças na estrutura administrativa da Receita Federal e os impactos sobre a Região Amazônica. Com o tema “Defesa da manutenção da Superintendência da Receita Federal na Amazônia”, o debate ocorreu na segunda-feira (17).

Segundo a republicana, o governo federal anunciou que a sede da 2ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) do Estado do Pará, em Belém, deverá ser transferida para Brasília. A unidade é responsável pela atuação da Superintendência da Receita Federal em todos os estados da Amazônia, inclusive o Pará. “Não Vamos mais aceitar o retrocesso de colocar o Pará como fundo de quintal do Brasil!”, disse Nilse.

A deputada do PRB relatou que a Superintendência da Receita Federal em Belém tem como responsabilidades manter o controle aduaneiro, apoiar o comércio exterior na Região Norte com funções para arrecadação e fiscalização de tributos federais e contribuições previdenciárias. “Não podemos aceitar que seja retirada a superintendência da região amazônica, que é representada por seis estados, e levar para Brasília. Isso não pode acontecer. Nossa luta é para garantir os direitos do cidadão e estamos lutando para que fique aqui no Pará. Precisamos pela questão aduaneira, tráfico de drogas, apoio aos empresários e tantos outros serviços importantes para a nossa sociedade. Como podemos viver em uma região transcontinental e levar nossas demandas para o Centro-Oeste?. Não podemos aceitar isso”, questionou a deputada Nilse.

Sérgio Pinto, presidente do Sindifisco Nacional, se posicionou contra a extinção da unidade e disse que a medida vai trazer prejuízos aos cidadãos do Pará. “Essa mudança vai atingir diretamente o contribuinte da região. Esse modelo de reestruturação da Receita Federal, de querer fazer um modelo de ajuste de economia de gasto, é sem sentido porque o órgão é arrecadador e é um absurdo de que a unidade fiscal na nossa região seja fundida com outra no Centro-Oeste. Isso é um contrassenso e não é funcional, vai trazer muito mais prejuízos à região”, criticou.

Representando o governo federal, esteve presente à audiência pública Leonardo Frota, que em seu discurso reiterou a decisão como política de reestruturação. “Nesse momento está acontecendo uma fusão entre as regiões de unidades fiscais, no sentido de que a nível nacional vá resultar a união de cinco regiões do ponto de vista de forma mais equilibrada, já que mais pessoas estão lotadas na região Centro-Oeste, existe maior quantidade no número de delegacias e onde os cinco superintendentes tenham uma condição equilibrada de trabalho. Acredito que a nova primeira região proposta pelo governo terá capacidade de fazer uma boa gestão, como fazer o controle de fronteiras, entre outras atividades dessa região amazônica”, disse.

Ao final do debate foram feitos alguns encaminhamentos, como unir esforços para sensibilizar os parlamentares da região, a fim de pressionar o governo federal a manter a superintendência no Pará. Também será agendada uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que é natural do Amapá, para debater o assunto.

Ação de encaminhamento

A deputada Nilse, na sessão ordinária de terça-feira (18) apresentou moção de protesto contra a extinção da 2ª Região Fiscal em Belém, com encaminhamento ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente Jair Bolsonaro para que sejam tomadas providências sobre o caso.

Durante a visita do presidente Jair Bolsonaro, na abertura oficial das celebrações de 108 anos da Igreja Assembleia de Deus em Belém, que ocorreu no último dia 13, a deputada entregou em mãos uma carta ao presidente, manifestando insatisfação com o novo modelo de reorganização da Receita Federal ao transferir a unidade da região para capital federal.

Estiveram presentes na audiência o senador Zequinha Marinho; a deputada Marinor Brito; o auditor fiscal da Receita Federal, Moacyr Mondardo; Charles Alcântara, do Fenafisco Nacional; e Simone Morgado, representando o secretário da Secretaria Estadual da Fazenda; servidores públicos e representantes da sociedade civil organizada.

Texto e foto: Ascom – deputada estadual Professora Nilse

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.