MS: deputado solicita investimentos em Saúde no interior do estado

Antonio Vaz (Republicanos-MS) solicitou equipamentos de Raio X Digital e Mamógrafo para Nova Alvorada do Sul, e de Ressonância Magnética para Corumbá

Publicado em 11/9/2019 - 00:00 Atualizado em 29/6/2020 - 09:59

Campo Grande (MS) – Durante a sessão plenária desta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos-MS) apresentou indicações ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópia ao secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, no qual solicita a aquisição ou manutenção de equipamentos para o atendimento à Saúde, em cidades do interior do estado.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde, o parlamentar classificou as indicações como imprescindíveis para o atendimento médico nas cidades do interior. “Nosso estado tem dimensões continentais. Imagina a dificuldade que o paciente tem para fazer um simples Raio X, se o município que fica localizado a 120 km da capital, principal referência para atendimento, como é o caso de Nova Alvorada do Sul?”, ressaltou Antonio Vaz.

O deputado ainda lembrou que os equipamentos têm enorme importância para o diagnóstico e tratamento médico adequado, especialmente a realização de exames de Raio X, Ressonância Magnética e Mamografia. “Sabemos que a mamografia é de suma importância para a prevenção do câncer de mama. O exame pode detectar possíveis sinais de câncer, antes mesmo do nódulo ser formado. Da mesma forma, o aparelho de Raio X Digital pode acusar fraturas, tumores, distúrbios de crescimento e postura ou ainda diagnosticar pneumonia e câncer entre outras. Já a Ressonância Magnética auxilia no diagnóstico de doenças como câncer, infartos, fraturas, infecções, etc”, registrou o parlamentar.

As indicações visam atender especificamente os municípios de Nova Alvorada do Sul, com aparelho de Raio X Digital e Mamógrafo; além de equipamento de Ressonância Magnética para a Santa Casa de Corumbá. “São aparelhos que exigem manutenção apurada. E também acabam ficando obsoletos, sendo necessário a troca por novos modelos”, destacou o deputado do Republicanos-MS.

Texto: Ascom – deputado estadual Antonio Vaz
Foto: Luciana Nassar / ALMS

Reportar Erro
Send this to a friend