Mecias de Jesus defende teste de impacto para assentos infantis

Mecias de Jesus defende teste de impacto para assentos infantis

Proposta abrange bebês-conforto, cadeiras especiais ou assentos de elevação, que deverão receber certificação de órgãos e entidades de controle de qualidade

Brasília (DF) – A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (6), relatório favorável do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC 46/2017), que obriga a realização de testes de impactos em equipamentos para transporte de crianças em veículos. A proposição abrange bebês-conforto, cadeiras especiais ou assentos de elevação.

Segundo o texto, eles terão que receber certificação de órgãos e entidades de controle de qualidade, após a realização de testes de impacto frontal e lateral. O projeto inclui a regra no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Atualmente, os dispositivos de retenção de assentos infantis são regulamentados pelo Inmetro e pelo Contran. “É preciso trazer a obrigatoriedade de uso desses equipamentos para o Código de Trânsito Brasileiro, de maneira a salvaguardar definitivamente a saúde e a vida dos nossos pequenos cidadãos”, destacou Mecias de Jesus em seu relatório.

Para o senador, a proposta torna o transporte de crianças em veículos mais seguro. Pela importância desses equipamentos na vida da população, é preciso certificá-los para garantir segurança, do ponto de vista da resistência, qualidade e deformação dos equipamentos. “Os acidentes de trânsito são um caso de saúde pública no nosso país e, de acordo com os dados da Organização Criança Segura, são responsáveis por 35% das causas de morte de crianças de 0 a 14 anos no Brasil”, lembrou o relator, dizendo ainda que ao limitar o deslocamento do corpo, reduz os riscos de ferimentos em caso de colisões ou freada brusca.

O projeto segue para o plenário do Senado Federal.

Texto: Ascom – senador Mecias de Jesus
Foto: Pedro França / Agência Senado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.