Mecias apresenta emendas para aperfeiçoar MP que transfere terras para RR

Mecias apresenta emendas para aperfeiçoar MP que transfere terras para RR

Para senador, é necessário a urgência da aprovação da MP, pois hoje Roraima não pode emitir títulos definitivos e nem autorizar os cartórios a registrar as terras

Brasília (DF) – Foi instalada nesta quarta-feira (20), a Comissão Mista que analisará a Medida Provisória (MP 901/2019), que altera a lei que transfere terras pertencentes à União para os estados de Roraima e Amapá, tendo o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) como relator-revisor da proposta.

A texto elimina as exigências para a comprovação de propriedade dessas terras, abrindo a possibilidade para facilitar a regularização fundiária. A ideia é que haja simplificação no processo de doação de terras do patrimônio da União.

Para Mecias de Jesus, é necessário a urgência da aprovação da MP, pois hoje Roraima não pode emitir títulos definitivos, não pode autorizar os cartórios a registrar as terras, nem pode declarar o produtor como proprietário legítimo da área. “Nosso produtor fica impedido de ir ao banco, buscar recurso maior para investir, de usar sua terra como garantia para que ele possa produzir mais. Também não tem segurança jurídica nenhuma que possa lhe dar a certeza de que ele é o proprietário, o dono legítimo daquela área”, disse.

A comissão realizará uma audiência pública em Roraima na próxima quinta-feira (28) para discutir a MP. “O Brasil precisa conhecer os problemas que Roraima e Amapá vivem. Queremos garantir que nosso estado tenha condições de se desenvolver e com a audiência poderemos discutir e apresentar os gargalos que precisam ser resolvidos”, enfatizou Mecias de Jesus.

A doação de terras do patrimônio da União aos estados de Roraima e Amapá já estava prevista nas leis 10.304/01 e 11.949/09, mas não ocorreu de fato por exigências para comprovação da posse de terrenos. “Com a MP queremos legalizar as terras em nossos estados. O povo precisar ter o direito de produzir, gerar emprego e renda”, afirmou o senador Mecias na Comissão.

O deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) é membro do colegiado, que tem o senador Lucas Barreto (AP) como presidente, o deputado Gutemberg Reis (RJ) como vice e o deputado Edio Lopes como relator.

Emendas

Mecias de Jesus apresentou cinco emendas à MP, que, segundo ele, além de aperfeiçoar o texto original, ajudariam o estado a superar alguns gargalos que impedem o seu desenvolvimento.

Entre elas, está a que prevê a redução da largura da faixa de fronteira de 150 quilômetros para 10 quilômetros. Segundo ele, essa alteração é importante, uma vez que boa parte das terras produtivas de Roraima não podem ser devidamente exploradas por estarem dentro da faixa de fronteira. De acordo com o senador 68% do estado está dentro da atual faixa de fronteira.

Outra emenda foi apresentada para resolver o zoneamento ecológico-econômico do estado. Com esse instrumento, disse o senador, será possível reduzir, de 80% para 50%, a área das propriedades rurais de Roraima destinadas a reserva legal e, portanto, estimular o aumento da produção agrícola.

Além da emenda que pretende anistiar as multas aplicadas pelo Ibama aos produtores de propriedades com até 1,5 mil hectares.

Texto: Ascom – senador Mecias de Jesus
Foto: Pedro França

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.