Mecias apresenta projeto para cadastro de empresa de segurança eletrônica em Roraima

Mecias apresenta projeto para cadastro de empresa de segurança eletrônica em Roraima

“O que nós queremos é que tão somente essas empresas sejam fiscalizadas pela Secretaria do nosso Estado e que elas tenham registro, assim como os servidores que trabalham nelas”, explicou Mecias de Jesus

Boa Vista (RR) – O crescimento da violência urbana tem impulsionado empresas, órgãos públicos e privados e moradores a contratar empresa de segurança particular para resguardar patrimônio ou pessoas. Mas quando a própria empresa falha e põe em risco a vida daqueles que deveriam proteger?

Foi pensando nisso que o deputado Mecias de Jesus (PRB) apresentou, no início de novembro, um projeto de lei que estabelece normas para prestação de serviços de segurança eletrônica por empresas particulares. A proposta tramita pelas comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

A ideia é cadastrar junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) as empresas de segurança eletrônica particulares, legalmente constituídas em Roraima, bem como os funcionários. Essa é uma forma, segundo o autor, de inibir ações de criminosos que muitas vezes se instalam dentro das corporações e usam da confiança do contratante para cometer furtos. “O que nós queremos é que tão somente essas empresas sejam fiscalizadas pela Secretaria do nosso Estado e que elas tenham registro, assim como os servidores que trabalham nelas”, explicou.

Para o parlamentar, é importante que as empresas e os funcionários tenham a ficha limpa perante a polícia e a justiça e não estejam envolvidos em conflitos na segurança pública, “portanto essa é uma forma de segurança ao cidadão”, contou. Com o cadastro, haverá mais controle na contratação e mais condições para concorrência em processo licitatório. Mecias explicou que, hoje, para instalação de empresas de segurança no Estado, os empresários registram nome na Junta Comercial de Roraima (Jucerr) e fornecem nome e telefone para contato. “Dessa forma, com a lei sancionada, a empresa que não estiver cadastrada não atenderá ao requisito da lei e não prestará serviço em Roraima”, destacou o parlamentar.

São empresas prestadoras de serviço de segurança, segundo o projeto de lei, aquelas atuantes em estabelecimentos comerciais, residenciais, órgãos públicos ou instituições aquelas que trabalham na elaboração de projetos que envolvam sistemas eletrônicos de segurança, fabricam, distribuem e comercializam sistemas eletrônicos, prestam serviço que envolva segurança eletrônica, monitoram e/ou rastreiam bens ou pessoas por sinais e/ou imagens emitidas e inspeção técnica.

E para o cadastramento junto a SESP, a empresa passará por uma vistoria para ter Certificado de Viabilidade de Funcionamento concedido pelo órgão com validade de dois anos. A autorização será emitida em até 10 dias após a aprovação da vistoria. Entre os critérios para o cadastro está a constituição jurídica e de sede, filial ou outra representação comercial, identificação funcional e nas viaturas e técnico responsável pela empresa cadastrado no CREARR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Texto e foto: Ascom – Assembleia Legislativa de Roraima
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.