Maria Rosas defende que a endometriose seja incluída no Outubro Rosa

Maria Rosas defende a endometriose seja incluída no Outubro Rosa

A deputada federal Maria Rosas solicitou que o governo federal aperfeiçoe as ações de atenção à saúde de mulheres com endometriose no SUS

Brasília (DF) – O Outubro Rosa representa a luta contra o câncer de mama e a conscientização sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce. Na Câmara dos Deputados, a parlamentar Maria Rosas (Republicanos-SP) apoia a campanha e chama a atenção para outra questão que acomete seis milhões de mulheres no Brasil: a endometriose.

Para Maria Rosas, as políticas de atenção integral à saúde da mulher devem contemplar demandas no todo. “As campanhas informativas e de autoexame do Outubro Rosa ajudam a milhares de mulheres. Por isso, também sugerimos amplas estratégias de esclarecimento à população sobre a endometriose”, diz.

A deputada apresentou o Requerimento 774/2019, que indica, ao Poder Executivo, o aperfeiçoamento de ações de atenção à saúde de mulheres com endometriose. “A ideia é que se adotem, no âmbito do Sistema Único de Saúde, capacitação de profissionais de saúde para desenvolver o olhar atento para a possibilidade da doença, assegurando o pleno acesso ao diagnóstico e tratamento”, destaca.

Mais sobre a endometriose 

O diagnóstico costuma ser difícil, porque os sintomas da doença nem sempre recebem a atenção necessária. A doença demora entre 7 e 10 anos para ser diagnosticada. Tanto a sociedade – de um modo geral – quanto os profissionais de saúde consideram que toda cólica menstrual faz parte da vida da mulher – um dos sintomas característicos da endometriose. Alguns tratamentos medicamentosos e terapias alternativas são indicados para reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida das pacientes.

Texto e fotos: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.