Marcos Pereira quer mais liberdade para empresas contratarem

Marcos Pereira quer mais liberdade para empresas contratarem

Republicano apresentou projeto de lei que altera a legislação trabalhista (CLT) para retirar a obrigatoriedade de reserva majoritária de cotas a empregados nacionais às empresas no Brasil

Brasília (DF) – O deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP) protocolou na terça-feira (23) um projeto de lei que altera a legislação trabalhista (CLT) para retirar a obrigatoriedade de reserva majoritária de cotas a empregados nacionais às empresas no Brasil. A medida busca reduzir a burocracia, facilitar a atuação e instalação novos empreendimentos e integrar cada vez mais o País às cadeias globais de valor.

O Decreto-Lei nº 5.542, de 1º de maio de 1943, obriga empresas individuais ou coletivas, que explorem serviços públicos dados em concessão, ou que exerçam atividades industriais e comerciais, a manter no quadro de pessoal com três ou mais empregados dois terços (2/3) de funcionários brasileiros. Com a nova redação proposta pelo parlamentar, a reserva de vagas passa a ser facultativa, garantindo, porém, tratamento favorecido junto ao Poder Público à empresa que mantiver a atual política de contratação.

“O Brasil precisa ir eliminando o protecionismo para que possa ser competitivo globalmente. Sabemos da importância do emprego para a dignidade das pessoas, mas não é interferindo na política de contratações que alcançaremos resultados melhores. Os números do desemprego revelam que as estratégias passadas deram errado, e por isso mesmo precisamos avançar, com liberdade e livre iniciativa”, explica Marcos Pereira.

Multinacionais que se instalam no Brasil, por exemplo, dependem em determinados setores da mão de obra do país de origem, como é o caso de algumas montadoras de veículos. Outro ponto defendido pelo deputado é que os investimentos fluem de maneira mais dinâmica à procura das melhores oportunidades, e que a inserção do País no âmbito do Mercosul por si só já é um vetor de migração trabalhista na região.

“Buscamos a liberdade para que as empresas possam ter os profissionais mais adequados para suas respectivas funções. Não é certo que se contrate alguém ineficiente para apenas cumprir uma obrigatoriedade”, justificou Marcos Pereira, vice-presidente da Câmara.

Texto: Ascom – deputado federal Marcos Pereira
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.