Marcos Pereira promove debate sobre mecanismos de defesa da democracia

Marcos Pereira promove debate sobre mecanismos de defesa da democracia

Liberdade de expressão e respeito às leis foram consenso durante o Seminário Política, Democracia e Justiça realizado na Câmara dos Deputados

Brasília (DF) – Liberdade de expressão e respeito às leis foram consenso durante o Seminário Política, Democracia e Justiça, realizado por iniciativa do deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP). “Ninguém está acima da Constituição e da lei. Todos devem respeito às regras da nossa democracia, inclusive o STF que tem o dever de ser o guardião da Carta Maior”, ressaltou o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira.

Convidado para a abertura do evento, o presidente da Casa, Rodrigo Maia ressaltou a importância da participação da sociedade na construção de uma democracia mais forte. “As manifestações ordeiras são sempre bem-vindas porque elas representam os anseios e as críticas da sociedade aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O que precisamos é encontrar os instrumentos de fortalecimento das instituições democráticas e o Parlamento tem papel decisivo nesse processo”, afirmou.

Na primeira composição da mesa, que abordou o tema “Clamor Público, Mídia e Justiça”, o deputado federal Fabio Trad enfatizou a importância da imprensa na cobertura de episódios criminais. “O crime é um acontecimento público, tem que ser repercutido porque é de interesse da coletividade. O problema é quando a mídia se debruça sobre o episódio de uma forma militante. Quando os jornais deixam de ser investigadores, usurpando as funções dos magistrados ou dos acusadores, distorcendo a opinião pública a percepção sobre os fatos”, avaliou.

O ministro Luís Felipe Salomão, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), observou que é do interesse público conhecer as circunstâncias do julgamento. “A comunicação social é inevitável e ela não é a causa, ao meu ver, que pode prejudicar o resultado de um processo”. No entanto, o ministro observa que a imprensa precisa ter limites pautados na seriedade e na responsabilidade. “Na cobertura jornalística devem preponderar a dignidade da pessoa humana e a presunção de inocência”, disse.

Já na segunda composição da mesa, mediada pelo republicano Lafayette de Andrada, com o tema “Criminalização das Relações Sociais”, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nefi Cordeiro, demonstrou preocupação com o imediatismo dos processos políticos. “Temos o advento de uma justiça rápida e imediata, onde o resultado pode ser até mais importante que as garantias da lei. É necessário que o mal gravíssimo do crime, que exige intervenção de todos nós, seja duramente combatido, mas todas as decisões devem estar dentro dos limites da nossa constituição”, afirmou.

O jurista Lenio Streck também reafirmou que as garantias fundamentais são a base da liberdade. “A política é como uma livraria enorme onde, no cantinho, há uma caixinha de vidro. Dentro dela existe uma coisa chamada constituição e em cima está escrito: quando vier o perigo, quebre o vidro. Este livro é a nossa maior proteção e deve ser resguardado”, defendeu.

Marcos Pereira promove debate sobre mecanismos de defesa da democracia

O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) fez o encerramento dos debates e afirmou que o Congresso continuará trabalhando para a manutenção dos direitos e garantias fundamentais. “O Parlamento continuará fazendo o seu papel. Quando a democracia está sendo ameaçada, o último refúgio é esta Casa e nós não fugiremos dos nossos deveres. É como dizia o patriarca da independência, José Bonifácio: ‘A sã política é filha da moral e da razão’”, finalizou.

O debate que aconteceu no auditório Nereu Ramos da Câmara contou ainda com a participação do advogado e ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho; do jornalista Fernando Rodrigues, diretor do jornal Poder 360°.

Texto: Fernanda Cunha e Thifany Batista / Ascom – Liderança do Republicanos
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.