Marcos Pereira é o novo líder da Frente Parlamentar José Alencar da Indústria Têxtil

Marcos Pereira é o novo líder da Frente Parlamentar José Alencar da Indústria Têxtil

Republicano atendeu ao pedido do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel

Brasília (DF) – Dando continuidade a mais de 10 anos de atuação, a Frente Parlamentar Mista José Alencar da Indústria Têxtil foi reinstalada nesta quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP) enfatizou a relevância do setor para a economia brasileira, sobretudo, na geração de empregos: “Estamos falando de um segmento que tem mais de 200 anos de atuação no país e emprega diretamente 1,5 milhão de pessoas, sendo 75% mulheres”.

Marcos Pereira, que é primeiro vice-presidente da Câmara, atendeu ao pedido do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, e será presidente da Frente. Pimentel relembrou a atuação do deputado durante o período em que comandou o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. “Posso dizer que a gestão do então ministro Marcos Pereira foi uma surpresa extremamente agradável. Houve uma expectativa negativa quando Pereira assumiu a pasta porque não vinha do setor, mas ele rapidamente capturou todas as informações necessárias e fez um belo trabalho ao longo da sua trajetória no governo”, disse.

Fernando Pimental observou que 3% da produção mundial têxtil é feita no Brasil, que está entre os 5 maiores produtores do mundo. Na avaliação dele, o setor tem potencial para crescer, no entanto, os entraves são diversos. “A indústria está pronta para trabalhar e os empresários têm vontade de investir, mas os nossos juros e impostos são os maiores do mundo. É aqui que são feitas as leis e são construídas as bases do nosso desenvolvimento. Por isso, valorizamos essa Frente e sabemos que a liderança do deputado Marcos Pereira será fundamental nesse processo”, destacou.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) lembrou que para o setor sobreviver é preciso competitividade. “No Congresso não vamos gerar competitividade porque isso é dever do setor empresarial, mas podemos ajudar o processo combatendo um sistema tributário arcaico como o nosso, que penaliza a folha de pagamento, ou seja, o faturamento, em vez do lucro. Penaliza o trabalho e não a renda”, ressaltou.

O deputado Vanderley Macris (PSBD-SP), ex-presidente da Frente, fez uma análise dos desafios do cenário atual para o colegiado. “Precisamos estar atentos neste momento de tantas mudanças no país. A reforma tributária será uma grande alavanca para que o setor dê passos significativos no desenvolvimento”, disse. Ele ressaltou a importância do setor têxtil para a empregabilidade.

Acerca dos problemas apresentados pelos representantes do setor durante o evento, o deputado Marcos Pereira se colocou a favor da indústria têxtil. “Meu nome é trabalho, meu sobrenome é hora extra e meu apelido é adicional noturno. Contem comigo”, finalizou o republicano.

Saiba mais

A indústria têxtil e de confecção ocupa o 4º lugar no ranking mundial com mais de 28 mil empresas e movimentou, somente em 2017, algo em torno de 165 bilhões de reais, gerando 16 bilhões em impostos. Somos o quarto maior produtor de malhas do mundo, a moda brasileira está entre as cinco maiores nas Semanas de Moda do Mundo. Existem mais de 100 escolas e faculdades de moda no brasil. O vestuário é o segundo item de consumo mais importante para as famílias brasileiras, ficando atrás apenas da alimentação.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.