Márcio Marinho participa de seminário contra fake news

Márcio Marinho participa de seminário contra fake news

Evento discutiu o papel do jornalismo profissional no combate às notícias falsas divulgadas, principalmente, contra candidatos durante o período de campanha eleitoral

Brasília (DF) – O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) participou, nesta quarta-feira (20), em Brasília, do seminário “Impacto Social, Político e Econômicos das Fake News. O encontro teve como objetivo discutir o papel do jornalismo profissional no combate às notícias falsas divulgadas, principalmente, contra candidatos durante o período de campanha eleitoral.

O evento contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, do presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Luiz Fux, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge (PRB), presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, e de parlamentares da Câmara dos deputados, como o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) e o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Marinho participou da mesa de debate com o tema “Dados Pessoais e Fake News, Impacto Político” e destacou a importância da checagem de conteúdo por parte da população. Para o republicano, o ano eleitoral será curto e os candidatos terão menos tempo para exporem suas ideias, o que, segundo ele, abre uma brecha para quem divulga notícias falsas nas redes se aproveitar e disseminarem ainda mais conteúdos falso na rede.  

“O tempo para campanha eleitoral ​é curto e devemos estar atentos para as notícias que serão veiculadas nas redes sociais e na grande imprensa, portanto, devemos checar o conteúdo e tenho a certeza de que as pessoas estão mais conscientes”, afirmou Marinho.

O parlamentar do PRB também citou a Frente Parlamentar de Combate às Fake News, da qual é coordenador, criada no mês de maio, com apoio de 218 deputados federais e 12 senadores, e demonstrou convicção na atuação o colegiado para inibir o volume de conteúdo falso que é veiculado nas redes sociais e grande mídia. “Criamos a Frente Parlamentar para que a sociedade saiba que estamos de olho nas fake news e que nós, representantes eleitos pelo povo, estamos engajados na luta contra essa prática que destrói famílias, reputação, e que pode até destruir vidas”, salientou.

Durante a abertura do evento, Michel Temer levantou a questão das notícias falsas no meio político e repudiou veementemente o uso das fake news no ano eleitoral. “É de grande importância esse tema, as notícias falsas podem destruir a reputação de uma pessoa, e sabemos que reverter essa situação é ainda mais difícil com o advento da internet”, destacou o presidente.

O presidente da Abratel destacou a importância da criação de mecanismos para combater a veiculação de notícias falsas nas redes sociais e demais veículos de comunicação. “Precisamos criar mecanismos que impeçam a criação desse tipo de conteúdo e que isso não interfira nas vidas das pessoas”, afirmou Márcio Novaes.

O ministro Luiz Fux abordou a importância e o comprometimento dos profissionais de jornalismo no combate às fake news. “Para tratar as notícias falsas com mais afinco, precisamos da imprensa e mais ainda de jornalistas comprometidos com a verdade”, destacou o ministro.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.