Luizão Goulart defende fortalecimento dos municípios e educação de qualidade

Luizão Goulart defende fortalecimento dos municípios e educação de qualidade

Deputado participou de live promovida pela Agência PRB Nacional, nesta quarta-feira (15)

Brasília (DF) – O fortalecimento dos municípios e educação de qualidade no Brasil foram temas defendidos pelo deputado federal Luizão Goulart (PRB-PR) durante live transmitida pela Agência PRB Nacional, nesta quarta-feira (15), na página do PRB no Facebook. O bate-papo foi conduzido pelo jornalista Maurizan Cruz.

O republicano foi prefeito por dois mandatos no município de Pinhais (2009 -2016) e deixou o Executivo com 94% de aprovação da população. Para Goulart, tal projeção aumenta ainda mais sua responsabilidade de lutar pelos municípios que, como um todo, carecem de políticas públicas e mais investimentos. “Tudo isso dá uma base para minha atuação na Câmara dos Deputados, pois fui vereador e prefeito em Pinhais. Trago uma bagagem e quero contribuir com minha experiência nos projetos que vamos debater a nível nacional para que tenhamos equilíbrio na votação de propostas”, disse.

Ele pontuou, ainda, que os municípios poderiam servir melhor à população se os recursos no Brasil fossem, de fato, bem redistribuídos, e que a aprovação do Novo Pacto Federativo seria um grande avanço para mudar o cenário atual. “Os recursos são concentrados no governo federal e os municípios ficam com muitos encargos, e é onde as coisas realmente acontecem, onde a população busca por educação, saúde, assistência social, meio ambiente, infraestrutura e outros. O debate sobre esse Novo Pacto Federativo, de como os recursos serão arrecadados e redistribuídos, é com o objetivo de dar mais condições para que os municípios consigam responder melhor às demandas da população”, comentou, ao elencar as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais diariamente.

Reforma da Previdência

O republicano também falou sobre a importância da aprovação das reformas para destravar a economia no Brasil, a exemplo da reforma da Previdência, e explicou quais pontos defende na proposta. “A reforma da Previdência é necessária para ajudar o país a sair da crise, para equilibrar as contas públicas, porque a Previdência é uma despesa que só aumenta, e a arrecadação não consegue manter essa despesa. Por outro lado, não podemos penalizar os mais pobres ou algumas categorias que tem suas particularidades, que necessita de uma atenção diferenciada, como é o caso dos professores e os trabalhadores rurais”, comentou. 

Educação

Luizão Goulart, que também é professor, é membro titular da Comissão Especial da PEC que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente. “O Fundeb é o principal fundo de financiamento da educação básica no Brasil. É ele quem garante a estrutura necessária para que as nossas escolas funcionem e também um salário justo para os professores. Isso tem mantido na última década o funcionamento da educação básica em todo o país. No entanto, o Fundeb tem prazo de validade até 2020. Então, a ideia é torná-lo permanente, para que não haja uma interrupção no sistema de educação no país, pois sabemos que é um setor que precisa de recursos para aperfeiçoamento, melhoramento da qualidade do ensino, estrutura, material didático e outros”, disse.

Na Frente Parlamentar Mista da Educação, o republicano atua na coordenação de alfabetização. Segundo ele, a educação no país passa por inúmeros impasses, em especial, na educação básica. “Temos muitas deficiências no Brasil e relação a alfabetização. Praticamente, metade das nossas crianças tem dificuldades de entendimento da língua portuguesa e também nos cálculos básicos de matemática. Desses, 30% apresentam dificuldades na escrita. Temos uma deficiência grande que precisamos encarar e buscar soluções. Uma criança não bem alfabetizada ela vai reproduzir essa deficiência ao longo do ensino fundamental, médio e superior”, pontuou ao frisar a necessidade da implementação de ações que de fato contribuíam com a educação no país. Escolas em tempo integral, para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, e a formação continuada para professores foram quesitos apontados pelo republicano que poderão contribuir para mudar o cenário na educação básica.

Assista a entrevista na íntegra

Texto: Laíze Andrade / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Daniel Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.