Lincoln Portela comanda Comissão Geral sobre Sistema Penitenciário na Câmara

Objetivo foi debater a PEC 308/2004 e a PEC 14/2016. Ambas propõem criar as polícias penitenciárias como órgãos de segurança pública

Brasília (DF) – Em virtude de requerimento apresentado pelo o deputado federal Lincoln Portela (PRB-MG), a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (4), Comissão Geral para debater o sistema penitenciário brasileiro. O republicano recebeu servidores penitenciários de 15 estados, advogados, representantes do setor e parlamentares para debater a Proposta de Emenda à Constituição PEC 308/2004, da Câmara dos Deputados, e a PEC 14/2016, do Senado Federal; ambas propõem criar as polícias penitenciárias como órgãos de segurança pública.

De acordo com as propostas, os agentes penitenciários terão os mesmos direitos inerentes à carreira policial, além de liberar os policiais civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos. O deputado Lincoln Portela afirmou no debate que a sua prioridade é a aprovação das matérias e cobrou união dos presentes em prol desse objetivo.

“Reino dividido, não subsiste. Agora, o importante é nos unirmos”. Ele elogiou a conduta dos agentes penitenciários e operadores de segurança por sempre participarem das discussões no Congresso de forma pacífica. “Todas as categorias e entidades de classes policiais têm conduta bastante respeitável, jamais estiveram envolvidos em qualquer tipo de baderna”, disse Portela.

O presidente da Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários (Fenaspen), Fernando Ferreira, também cobrou apoio dos parlamentares. “Nos preocupamos com as ameaças de terrorismo do Estados Islâmico, mas temos um Estado Islâmico aqui no Brasil”, disse referindo-se as rebeliões do início do ano em presídios do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte. “No entanto, mesmo diante desse caos, não vemos comprometimento do Congresso com a causa. É preciso que esta Casa de Leis se conscientize”, criticou.

Em defesa da aprovação das PECs, o Procurador de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Sérgio Christiano, afirmou que o agente penitenciário é “a coluna na qual repousa o sistema penitenciário”. Ele também defendeu que esses profissionais tenham condições de trabalho apropriadas para realizarem suas funções. “Eles são a base de qualquer reforma que o sistema possa vir a ter”, completou.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.