Lei de Proteção de Dados é debate na Câmara

Lei de Proteção de Dados é debate na Câmara

Audiência pública sobre a Lei de Proteção de Dados foi proposta pelo deputado federal Jorge Braz (PRB-RJ)

Brasília (DF) – Por sugestão do deputado federal Jorge Braz (PRB-RJ), a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara promoveu o primeiro dos três debates previstos sobre proteção de dados pessoais. “Vivemos numa sociedade digital onde o cruzamento de informações impulsiona novos modelos de negócios, o compartilhamento de dados serve de base para diversas experiências de consumo multicanais, isso tudo muda o comportamento e as experiências fazendo a vida íntima do cidadão cada vez mais exposta, e é essa uma das nossas preocupações”, disse o deputado republicano que é 2º vice-presidente da CDC e autor do requerimento que deu origem ao debate.

O coordenador da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da Sociedade Brasileira de Computação, Altair Olivo Santin, chama a atenção para a dificuldade de controlar os meios que recolhem dados. “Tecnicamente temos bastante problemas para fazer gestão desses dados, sobretudo, pela maneira que eles estão sendo disponibilizados pelas próprias pessoas. A população ainda não se deu conta do poder que essas informações têm em mãos erradas”, afirmou.

Santin conclui que é preciso investir na conscientização do consumidor. Pensando nisso, ele pontuou uma série de atividades para expandir os conceitos de privacidade e segurança. “É necessário investir na formação de profissionais, pesquisadores e graduados nesse campo – não existe curso de graduação na área de segurança –, além de treinar o público tecnologicamente vulnerável, em especial os idosos, e fomentar pesquisa, desenvolvimento e inovação para que as empresas façam produtos capazes de levar esse conhecimento adiante”, disse.

O presidente da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), Filipe de Araújo Vieira, concorda sobre a necessidade de conscientização da população. “Coloco à disposição o trabalho de mais de 900 Procons em todo o Brasil. Podemos fornecer informações técnicas e empíricas e auxiliar no diálogo com a sociedade. Temos a certeza de que, se expusermos os elementos do modo correto e palpável, o consumidor entenderá a importância de proteger seus dados”, disse.

Filipe ainda ressaltou a relevância e abrangência da discussão: “Todos nós somos consumidores, na qualidade de populares, de cidadãos ou de membros do Parlamento. Todos nós, invariavelmente, estaremos sujeitos a essa Lei”.

A professora e diretora da Comissão Permanente de Concorrência do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcom), Amanda Flávio de Oliveira, também defendeu a legislação. “O argumento que prevalece é que temos diante de nós um novo mercado que estava pendente de regulação. A Lei pode conceder um nível de segurança jurídica suficiente para atrair competividade e investimentos”, disse.

Por fim, o deputado Jorge Braz lembrou que haverá ainda duas audiências públicas para debater o tema. “Questões como essas, que têm caráter decisivo na vida dos cidadãos, devem ser discutidas de forma exaustiva pelo Parlamento brasileiro”, finalizou.

Também estiveram presentes o secretário nacional do Consumidor (Senacon), Luciano Benetti Timm, e os deputados federais Vinicius Carvalho (PRB-SP) e Ossesio Silva (PRB-PE).

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.