Lei garante rematrícula automática ao aluno que continuar na mesma escola

Lei de Mecias de Jesus garante rematrícula automática de alunos da rede pública em RR

Em vigor desde setembro, lei garante vagas para alunos da rede estadual de ensino para série seguinte, independente de rematrícula, desde que permaneçam na mesma escola

Publicado em 5/12/2016 - 00:00

Lei de Mecias de Jesus garante rematrícula automática de alunos da rede pública em RR
“Essa lei foi criada com o objetivo de evitar filas nas escolas, a perda de tempo para os pais e responsáveis “, afirmou Mecias

Boa Vista (RR) – Os pais e responsáveis por alunos podem ficar despreocupados quanto a rematrículas para o ano letivo de 2017 em Roraima. Isso porque o projeto do deputado estadual Mecias de Jesus (PRB-RR), que virou lei em setembro deste ano, garante vagas para alunos da rede estadual de ensino para série seguinte, independente de rematrícula.

A Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) deverá estipular, em calendário, com um prazo para que os responsáveis se manifestem, e caso isso não seja feito, a rematrícula será automática.

A lei, segundo o deputado, vai evitar transtornos para os pais e responsáveis. “Quero dizer a todas as mães, pais e responsáveis por alunos, que a Lei nº 11.001 foi promulgada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e que a matrícula dos alunos que continuarem na mesma escola é automática. Essa Lei foi criada com o objetivo de evitar filas nas escolas, a perda de tempo para os pais e responsáveis e até para os diretores de escolas, agentes públicos da Secretaria de Educação”, explicou Mecias de Jesus.

A matrícula só não é automática se o aluno mudar de escola. “Caso contrário, se ele continuar na mesma escola, não precisará fazer a rematrícula. Isso é automático e já é assegurado por lei”, reforçou o parlamentar.

Mecias lembra que as filas começam a se formar vários dias antes da data da matrícula estipulada no calendário escolar. “Inclusive com cadeiras acorrentadas e barracas levantadas junto aos muros das escolas, o que fere de morte o princípio da dignidade humana”, ressaltou ele, ao justificar o projeto.

Texto: Ascom – Assembleia Legislativa de Roraima
Foto: Cedida
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend