Lei de Informática: Marcos Pereira contribui com debate no Senado Federal

Lei de Informática: Marcos Pereira contribui com debate no Senado Federal

A Lei de Informática capacitou o país a produzir bens complexos de informática e telecomunicações e ampliou a capacidade de desenvolvimento de produtos

Brasília (DF) – O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) participou de encontro promovido pela Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, nesta quarta-feira (26), no Senado Federal, sobre os impactos e benefícios da Lei de Informática. O debate contou com a participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Economia e de instituições que apoiam o setor de pesquisa e inovação.

O republicano é autor de dois projetos de lei de interesse do colegiado e adiantou que o governo poderá editar uma medida provisória sobre o tema. “Sou autor dos PLs 4805/2019 e 4944/2019. O primeiro estabelece tratamento tributário às empresas de informática, e o segundo concede subvenção de investimento às empresas de componentes eletrônicos beneficiárias do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis)”, disse.

Lei de Informática: Marcos Pereira contribui com debate no Senado Federal

Segundo o parlamentar, ambos os assuntos poderão ser tratados na Medida Provisória da nova Lei de Informática que deverá ser editada até segunda-feira, 30. “O objetivo é cumprir o prazo de 90 dias exigido pela legislação para o início da vigência de alterações tributárias. Isso coincidirá com a data limite firmada no acordo celebrado com a Organização Mundial do Comércio (OMC)”, explicou.

Para Marcos Pereira, a apresentação dos projetos de lei no Parlamento acelerou a discussão sobre o tema no governo. “Durante audiência na Receita Federal, sugeri que o Executivo apresentasse uma Medida Provisória para discutirmos a proposta de mudanças na Lei de Informática, no âmbito da Comissão Mista, que tem rito próprio e tramita de maneira muito mais célere”.

De acordo com o deputado, há três ou quatro pontos que ainda estão em discussão nos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Economia, especialmente na Receita Federal. “Tenho a certeza de que chegaremos a um consenso, pois no Estado Democrático de Direito, a palavra final é sempre do Poder Legislativo, mesmo quando a iniciativa vem do Poder Executivo”, acrescentou.

Marcos Pereira, que também preside a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica e a Frente Parlamentar Mista José Alencar da Indústria Têxtil, foi convidado para falar sobre a agenda política-legislativa que deve nortear o colegiado.

Saiba mais

A Lei de Informática capacitou o país a produzir bens complexos de informática e telecomunicações e ampliou a capacidade de desenvolvimento de produtos. Ela criou um ambiente capacitado a lidar com tecnologias complexas e proporcionou a geração de empregos altamente qualificados no país. A legislação ajudou a reduzir o déficit da balança comercial e tecnológico no setor eletroeletrônico e deu suporte à implementação de programas de inclusão digital, facilitando o acesso a produtos de tecnologia para a população de baixa renda.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.