Lei de Informática: Marcos Pereira contribui com debate no Senado Federal

Lei de Informática: Marcos Pereira contribui com debate no Senado Federal

A Lei de Informática capacitou o país a produzir bens complexos de informática e telecomunicações e ampliou a capacidade de desenvolvimento de produtos

Brasília (DF) – O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) participou de encontro promovido pela Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, nesta quarta-feira (26), no Senado Federal, sobre os impactos e benefícios da Lei de Informática. O debate contou com a participação de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Economia e de instituições que apoiam o setor de pesquisa e inovação.

O republicano é autor de dois projetos de lei de interesse do colegiado e adiantou que o governo poderá editar uma medida provisória sobre o tema. “Sou autor dos PLs 4805/2019 e 4944/2019. O primeiro estabelece tratamento tributário às empresas de informática, e o segundo concede subvenção de investimento às empresas de componentes eletrônicos beneficiárias do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis)”, disse.

Lei de Informática: Marcos Pereira contribui com debate no Senado Federal

Segundo o parlamentar, ambos os assuntos poderão ser tratados na Medida Provisória da nova Lei de Informática que deverá ser editada até segunda-feira, 30. “O objetivo é cumprir o prazo de 90 dias exigido pela legislação para o início da vigência de alterações tributárias. Isso coincidirá com a data limite firmada no acordo celebrado com a Organização Mundial do Comércio (OMC)”, explicou.

Para Marcos Pereira, a apresentação dos projetos de lei no Parlamento acelerou a discussão sobre o tema no governo. “Durante audiência na Receita Federal, sugeri que o Executivo apresentasse uma Medida Provisória para discutirmos a proposta de mudanças na Lei de Informática, no âmbito da Comissão Mista, que tem rito próprio e tramita de maneira muito mais célere”.

De acordo com o deputado, há três ou quatro pontos que ainda estão em discussão nos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Economia, especialmente na Receita Federal. “Tenho a certeza de que chegaremos a um consenso, pois no Estado Democrático de Direito, a palavra final é sempre do Poder Legislativo, mesmo quando a iniciativa vem do Poder Executivo”, acrescentou.

Marcos Pereira, que também preside a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Indústria Elétrica e Eletrônica e a Frente Parlamentar Mista José Alencar da Indústria Têxtil, foi convidado para falar sobre a agenda política-legislativa que deve nortear o colegiado.

Saiba mais

A Lei de Informática capacitou o país a produzir bens complexos de informática e telecomunicações e ampliou a capacidade de desenvolvimento de produtos. Ela criou um ambiente capacitado a lidar com tecnologias complexas e proporcionou a geração de empregos altamente qualificados no país. A legislação ajudou a reduzir o déficit da balança comercial e tecnológico no setor eletroeletrônico e deu suporte à implementação de programas de inclusão digital, facilitando o acesso a produtos de tecnologia para a população de baixa renda.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.