Lafayette de Andrada disponibiliza anteprojeto do CBEE

Lafayette de Andrada disponibiliza anteprojeto do CBEE

Anteprojeto do Código Brasileiro de Energia Elétrica (CBEE) está à disposição dos cidadãos e entidades para ser aprimorado no site da Câmara dos Deputados

Brasília (DF) – O relator da Comissão Especial para propor o Código Brasileiro de Energia Elétrica (CBEE), deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), disponibilizou na terça-feira (8) o anteprojeto da matéria e colocará a disposição dos cidadãos e entidades para ser aprimorado no site da Câmara dos Deputados.

O código é considerado a Reforma do Setor Elétrico, o marco legal do segmento. Novas tecnologias de energia já estão sendo usadas no mundo e o Brasil ainda anda a passos lentos nessa questão. Empresas querem investir no setor energético no país e não encontram fomento, tampouco segurança jurídica.

A intenção é rever toda a legislação do setor elétrico, inseri-la em um único documento, modernizando e atualizando os textos. Serão tratados geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia no Brasil, além de modernizar os tratamentos para as formas de energia disponíveis. Segundo Andrada, “hoje temos um cipoal de normas, que não são codificadas, gerando insegurança jurídica para os investidores. É preciso fazer um documento único, englobando todos os envolvidos, inserindo, inclusive, as novas formas de energia que ainda não estão contempladas em nossos textos legislativos”.

O setor elétrico movimenta mais de R$ 100 bilhões por ano e é a espinha dorsal do país, concentrando 1/3 dos investimentos em infraestrutura no Brasil. As cifras são muito maiores do que a arrecadação prevista pela reforma da Previdência, o que mostra o tamanho e o impacto que esse segmento pode gerar na economia.

“Caso o código seja aprovado e entre em vigor, os investimentos em energia vão multiplicar, uma vez que haverá segurança aos investidores”, avaliou o deputado.

Comissão

A comissão tem feito audiências públicas para ouvir todos os segmentos envolvidos (hidrelétrico, eólico, solar, nuclear, biomassa, entre outros) e, ao final, comporá um relatório com o texto do projeto para o Código Brasileiro de Energia Elétrica, que será votado. O anteprojeto, que já está pronto, propõe diretrizes dessa pauta e está disponibilizado no site da Câmara dos Deputados. A intenção é que a sociedade e entidades do setor contribuam para o aprimoramento do texto.

Texto: Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Foto: Douglas Gomes 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.