Jutay denuncia prejuízo dos pescadores com o não recebimento do seguro-defeso

Jutay denuncia prejuízo dos pescadores com o não recebimento do seguro-defeso

O parlamentar disse que se for preciso irá a Brasília na próxima semana para falar com o presidente do INSS, o paraibano Leonardo Gadelha, para que uma solução seja tomada

João Pessoa (PB) – O deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB) denunciou, durante discurso na Assembleia Legislativa, na manhã de quarta-feira (17), o prejuízo que os pescadores da Paraíba correm o risco de amargar com o não recebimento da última parcela do seguro defeso da pesca da lagosta. O parlamentar disse que se for preciso irá a Brasília na próxima semana para falar com o presidente do INSS, o paraibano Leonardo Gadelha, para que uma solução seja tomada.

Jutay Meneses explicou que o período de defeso da lagosta, fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), são de seis meses, de dezembro a maio, que é a época de reprodução da espécie. Os pescadores ficam esses seis meses sem poder realizar a pesca e, nesse tempo, recebem auxílio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para garantir seu sustento. “Mas, o INSS insiste em repassar apenas cinco parcelas do defeso. Senhores deputados, de que vão viver os pescadores que vão ficar um mês sem salário? A conta não fecha e eles precisam colocar comida na mesa e sustentar as suas famílias”, relatou o deputado.

Ele destacou que a Resolução 647 do Ministério do Trabalho e Emprego, dispõe sobre os procedimentos de concessão do seguro-defeso para o pescador artesanal e garante o benefício para todo o período de “defeso”. “O próprio INSS reconhece que o seguro-defeso ou seguro-desemprego do pescador é diferente do seguro desemprego comum devido ao trabalhador urbano – que é de cinco meses”, ressaltou.

Para tentar intermediar o problema dos pescadores, o deputado disse que vai encaminhar expediente ao Ministério do Trabalho e ao INSS pedindo informações e cobrando soluções. “Se for preciso iremos a Brasília também. Não vamos permitir que esse direito seja usurpado, deixando pescadores passando necessidades em um período que são impossibilitados de trabalhar”, finalizou.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.